Texto por Revista AutoEsporte Ferramenta disponibilizada para sistemas Android e iOS (iPhone) já está disponível para todo o Brasil.

O aplicativo Google Maps passou a disponibilizar uma função de detecção de radares de velocidade para os usuários do serviço, tanto para sistemas Android como iOS (iPhone).

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Saiba como o sol e o calor podem prejudicar seu carro

A ferramenta deve evitar que muitas pessoas colecionem correspondências dos Departamentos de Trânsito Estaduais. Em um primeiro momento, o serviço estava sendo testado apenas na cidade do Rio de Janeiro, mas agora a função “dedo duro” já está liberada para todas as cidades do Brasil.

Ratificamos a importânica de se respeitar os limites de velocidade, e de dirigir de forma segura e responsável a fim de evitar acidentes.

Neste caso específico, a ferramenta pode estimular atitudes inconsequentes ao volante.

GOOGLE MAPS REPRODUÇÃO DE TELA (FOTO: AUTOESPORTE)
GOOGLE MAPS REPRODUÇÃO DE TELA (FOTO: AUTOESPORTE)

Como funciona

Além de um sinal sonoro, o aplicativo destaca os equipamentos na tela do celular toda vez que o condutor estiver se aproximando de um radar. Além disso, os “pardais”, como ficaram conhecidos os radares, poderão também ser visualizados na telinha quando o usuário ampliar o campo de alcance do mapa.

Os ícones azuis representam os radares móveis, e os laranjas apontam os fixos.

Em outros países, o serviço indica ainda o limite de velocidade estipulado para a via, mas essa utilidade ainda não está em funcionamento por aqui.

Polêmica

Mas o tema é polêmico. Afinal, se por um lado a ferramenta é útil para motoristas desatentos — os que não costumam infringir os limites de velocidade, por outro, ela pode estimular atitudes imprudentes como a de acelerar acima da velocidade permitida, antes e depois dos radares.

Fizemos, então, essa pergunta sobre o comportamento dos usuários ao Google. E a resposta do porta-voz da gigante de tecnologia você confere a seguir:

“A segurança foi uma das principais prioridades do Google ao criar esse recurso. Desenvolvemos a ferramenta para tornar mais fácil o ato de dirigir de forma mais segura, cumprindo as leis locais. Estamos sempre preocupados em desenvolver recursos que beneficiem a vida dos usuários.”, disse o porta-voz.

Questionado sobre quando a outra ferramenta (do limite de velocidade estipulado para a via) estará em funcionamento por aqui, o porta-voz do Google foi menos enfático:

“Estamos sempre testando novas funcionalidades, mas ainda não temos previsão de lançamento no Brasil”, disse.

Outra funcionalidade que está na ponta dos dedos é a possibilidade de interagir e compartilhar informações com a ferramenta. Os motoristas podem contribuir para o aperfeiçoamento constante do software de maneira simples. Ao tocar em um radar durante a navegação é possível informar ao sistema se a câmera realmente ainda está no local ou não.

Assim como acontece no Waze, o Maps também avisará quando houver obras na estrada. E os usuários poderão postar atualizações sobre os alertas para que o sistema do Google faça atualização em tempo real.

Há ainda uma função que parece intuitiva e fácil de operar: a possibilidade de se adicionar outros radares no mapa, apertando o balão com sinal de “+” na tela de navegação. A novidade feita para os sistemas da Google e da Apple não requer nem mesmo que os sistemas estejam atualizados.

Fonte original do textoRevista Auto Esportehttps://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2019/02/google-maps-passa-dedurar-radares-de-velocidade-no-brasil-para-evitar-multas.html

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Principais custos para manter um carro

Responder