Entenda as diferenças na inspeção dos veículos elétricos e o que você precisa saber para garantir a aprovação.

Com o crescimento da mobilidade elétrica no Brasil, cada vez mais motoristas se deparam com uma dúvida importante: como funciona a vistoria veicular em carros elétricos? Será que o processo é o mesmo de um veículo a combustão? Quais pontos exigem atenção redobrada? Se você está pensando em adquirir um elétrico ou já tem um na garagem, este artigo vai esclarecer tudo o que você precisa saber.

O que é igual na vistoria de um carro elétrico?

De forma geral, a vistoria veicular tem como objetivo garantir que o veículo esteja em condições adequadas de segurança e que não haja adulterações nos itens obrigatórios, como numeração do chassi, motor, vidros e documentação. Nesse sentido, a estrutura básica da vistoria se mantém a mesma, independentemente da fonte de energia do veículo.

Itens como freios, suspensão, pneus, sistema de iluminação, sinalização e funcionamento dos equipamentos obrigatórios continuam sendo avaliados normalmente nos elétricos. A análise documental e a checagem dos dados junto aos órgãos de trânsito também seguem os mesmos padrões.

O que muda na vistoria veicular de um carro elétrico?

A principal diferença está na ausência de motor a combustão. Isso significa, então, que algumas verificações tradicionais, como emissão de poluentes, vazamentos de óleo ou estado do escapamento, simplesmente não existem nos modelos elétricos. Sendo assIsso pode até agilizar a vistoria em alguns casos.

Por outro lado, surgem novos pontos de atenção, especialmente ligados à segurança do sistema elétrico. A bateria de alta voltagem, por exemplo, precisa estar devidamente instalada e com os cabos bem fixados. Além disso, o sistema de recarga deve estar em conformidade com as normas técnicas.

É importante destacar que a maioria dos postos de vistoria veicular já está se adaptando a essa nova realidade. Em suma, profissionais estão sendo treinados para lidar com as particularidades dos elétricos, e ferramentas específicas vêm sendo incorporadas à rotina.

Dicas para passar na vistoria com um carro elétrico

  1. Faça manutenções preventivas: Mesmo com menos peças móveis, os elétricos precisam de revisões periódicas, especialmente em sistemas como freios e pneus.
  2. Cheque o sistema elétrico: Verifique se não há cabos soltos, avarias visíveis ou qualquer modificação fora do padrão original de fábrica.
  3. Atualize o CRLV: O Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo precisa estar atualizado, e todas as informações devem estar corretas.

Conclusão

A vistoria veicular em carros elétricos representa um novo capítulo no setor automotivo, mas sem grandes mistérios. Com atenção aos detalhes e manutenção em dia, o processo segue tranquilo. Em síntese, ficar por dentro dessas mudanças é fundamental para quem já entrou na era da eletrificação ou está prestes a dar esse passo.

Ademais este post, você também pode se interessar por Checklist rápido para não ser reprovado na vistoria veicular.

A A&P Web produziu este conteúdo com o auxílio da IA e a supervisão de um Copywriter especializado.