Texto por Notícias Automotivas Você já deve ter visto ou ouvido falar por aí a sigla RPM. Embora seja famosa no universo automotivo, alguns motoristas desconhecem sua função e mal sabem da sua importância.

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Pneus Run Flat: entenda as vantagens, desvantagens e como eles dispensam o estepe

RPM é sigla para Rotações Por Minuto. Antes de entrar nos detalhes de sua apresentação, é necessário entender primeiro sobre outro dispositivo importante: o conta-giros.

Podemos definir que o conta-giros é o braço direito do motorista. O equipamento é quem vai lhe auxiliar nas trocas de marcha.

Cada veículo possui a sua capacidade máxima, logo, o conta-giros entra em ação controlando o limite de potência da marcha, evitando que o automóvel sofra consequência pela troca de velocidade no período errado.

Ele mostra em real time ao condutor as Rotações por Minuto (RPM). Isso é essencial para deixar alinhado: a atividade do motor e da velocidade/marcha para cada circunstância.

O que é RPM (Rotações Por Minuto)?

Conforme o pistão desce e sobe, ele completa um ciclo.

O virabrequim, então, realiza um giro, ou seja, 1 rotação. No decorrer de um minuto, esse movimento de descer e subir é repetido diversas vezes e é daí que surge as: Rotações Por Minuto (RPM).

O conta-giros tem a função de informar o número de rotações por minuto, essa informação é de grande importância para você saber a hora correta de fazer a troca de velocidade, isto é, a mudança de marcha.

A numeração varia de carro para carro. No manual do proprietário é possível fazer essa confirmação.

O jeito como você “trata” o RPM, irá influenciar na economia de combustível. Vamos à prática: quando o motorista pisa demais no acelerador com a velocidade incorreta, consequentemente o gasto de gasolina aumenta.

Por isso da importância do conta-giros. O dispositivo auxiliará a performar melhor, fazendo o controle da velocidade e da marcha correta.

O conta-giros fica no painel do veículo, geralmente com número de 1 a 8 – dependendo da potência do motor, poderá ser mais.

Também está identificado com x1000, tratando-se de que a rotação está no número apontado pelo conta “giros multiplicado por mil”.

Rotações por Minuto (RPM): trocando de velocidade

No conta-giros, há variações de cores para ajudar o motorista na troca de marcha. Geralmente são três colorações disponíveis que significam:

  • Cor verde: indica que a aceleração está correta. Aqui, o automóvel terá mais força do motor e menos consumo de combustível;
  • Cor Amarela: indica que a velocidade está fora do ideal e pode haver excesso no consumo de combustível, além de forçar o motor;
  • Cor vermelha: essa é a mais perigosa, podendo até mesmo fundir o motor. Indica que a rotação está errada e aumenta o consumo de combustível. Essa faixa é recomendada apenas quando for necessário realizar uma ultrapassagem, ou quando a situação exigir alto giro do motor. Contudo, evite-a.

Deu para entender como o conta-giros/RPM é um grande aliado durante a condução. Agora, é prestar atenção nesse componente a fim de gerar economia de gasolina e evitar danos ao motor do seu carro.

Preste atenção a cada detalhe, faça manutenção a cada quilometragem recomendada pelo fabricante, só assim você poderá ter bom desempenho e prolongar a vida útil do seu bem.

Fonte original do texto: Notícias Automotivas – https://www.noticiasautomotivas.com.br/o-que-e-rpm-do-conta-giros-do-carro/

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Os oito carros menos seguros testados pelo Latin NCAP e vendidos no Brasil

Responder