Texto por AutoPapo – Marca desenvolveu um protótipo que conta com bomba centrífuga que monitora e corrige a pressão do ar no interior.
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Ponto cego de carros ocultam bicicletas e patinetes por inteiro
A Continental, fabricante de pneus de tecnologia alemã, apresentou no Salão Automóvel de Frankfurt o protótipo de um pneu que se calibra sozinho. Combinando engenharia inteligente e integração eletrônica, ele é capaz de monitorar e ajustar a pressão em seu interior em tempo real utilizando uma bomba centrífuga embutida na roda.
Para operar, essa bomba utiliza a força de rotação da roda de forma a aumentar a pressão do ar e assim manter o pneu rodando dentro das especificações adequadas. Ele também é capaz de monitorar a profundidade dos sulcos. Esse conjunto de tecnologias foi batizado pela marca alemã de C.A.R.E (Conectado, Autônomo, Confiável e Eletrificado).
Pneu que se calibra sozinho presa pelo baixo consumo
O consumo de combustível está diretamente ligado à calibragem correta. O pneu que se calibra sozinho apresentado pela Continental tem a proposta de aumentar a eficiência do produto nesse quesito. Uma ação de verificação realizada pela Continental Pneus do Brasil em 100 postos das cidades de São Paulo e Jundiaí inspecionou 3.500 veículos e 14 mil pneus.
Desse total, 34% estavam com a pressão incorreta. Para se ter uma ideia do impacto dessa realidade no bolso do motorista, se a pressão dos pneus estiver somente 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%. Um exemplo real, utilizando como base esses números: um veículo que rode 30.000 km em um ano com calibragem abaixo da recomendada chega a desperdiçar um tanque de 55 litros, segundo a marca.
“Além da segurança ficar em risco quando um veículo trafega com pneus com pressão inferior ou superior à recomendada pelo fabricante, sua vida útil pode ser reduzida em cerca de 50%”, comenta Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental Pneus. A Continental acredita também que a nova tecnologia C.A.R.E aplicada aos pneus permitirá a oferta de veículos ecologicamente mais eficientes, colaborando para uma redução considerável nas emissões de CO2.
Fonte original do texto: AutoPapo
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Carro sem termômetro avisa quando o motor está frio?