Texto por Revista Auto EsporteEm alguns carros, o espaço para bagagem varia de acordo com a versão; mudanças mecânicas explicam distinções.

Confira também no blog blog do Posto de Vistoria: Emplacamentos crescem 12,1% no primeiro semestre de 2019

Você é daquelas pessoas que priorizam um porta-malas grande na hora de comprar um carro? Então, fique ligado: em alguns modelos, o compartimento de bagagem é menor em determinadas versões. Às vezes, até a carga útil do veículo pode variar. Os motivos são diversos, mas sempre estão ligados a questões técnicas.

Para assegurar que não haja surpresas com falta de espaço, Autoesporte listou quais são esses casos e explica por que esses modelos são menos espaçosos para as tralhas da família.

Honda HR-V Touring

HONDA HR-V TOURING TEM DIFERENÇA POR CAUSA DO SISTEMA DE ESCAPE (FOTO: FABIO ARO)

Quem está atento às novidades do mercado talvez tenha percebido que a recém-lançada versão top de linha Touring do Honda HR-V tem um porta-malas de 393 litros. São 44 litros a menos que as demais configurações, nas quais o bagageiro tem 437 litros. A carga útil também caiu, de 477 kg para 420 kg.

Embora, aparentemente, o motor não tenha relação com o porta-malas, é ele o responsável por essas variações. É que o HR-V Touring tem um 1.5 turbo, bastante diferente do 1.8 de aspiração natural que equipa as outras versões. Com a nova motorização vieram duas saídas de escape, que exigiram uma cuba do estepe exclusiva.

O MOTOR 1.5 TURBO DO HR-V TOURING EXIGE UM ESCAPE DIFERENTE (FOTO: FABIO ARO)

“O assoalho traseiro do HR-V foi modificado para a instalação do novo sistema de escapamento, tendo em vista a necessidade de maior vazão de gases do motor 1.5 turbo. As dimensões do novo sistema atendem às necessidades técnicas deste motor”, explica a Honda

Estepe normal gera falta de espaço à Jeep

Na linha Jeep, há dois veículos que se enquadram nessa situação: o Renegade e o Compass. Em ambos, a versão Trailhawk oferece um porta-malas ligeiramente menor que o do restante da gama. No caso do primeiro, o compartimento tem apenas 273 litros, ante 320 l das demais configurações. Já no modelo maior são 390 l, enquanto todas as outras opções da linha têm 410

Por quê?

A resposta é simples: Renegade e Compass Trailhawk são equipados com um estepe que tem as mesmas medidas das outras rodas. Nas demais configurações, inclusive nas equipadas com motor a diesel e tração 4×4, o sobressalente é do tipo temporário, mais fino. Para abrigar o pneu maior, o assoalho do porta-malas teve de ser ligeiramente elevado, o que reduziu o espaço. Entretanto, nos dois SUVs da Jeep, a carga útil não muda: são 400 kg, independentemente da versão.

Consultado, o fabricante esclareceu que “apesar de existirem outras versões com motor a diesel com tração 4×4, a Trailhawk é a mais preparada para o uso off-road. Portanto, para garantir boa performance nessa situação, optamos por manter o estepe com a mesma medida. O estepe temporário não é o mais indicado para a proposta do veículo”.

Renault Duster 4WD perde capacidade

RENAULT DUSTER COM TRAÇÃO 4X4 TEM OUTRO EIXO TRASEIRO (FOTO: FÁBIO ARO / AUTOESPORTE)

Outro SUV que abre mão de parte do espaço para bagagem em prol da capacidade off-road é o Renault Duster. Quem opta pela versão 4WD leva um porta-malas de 400 litros. O restante da gama, que tem apenas as rodas dianteiras motrizes, disponibiliza um compartimento de carga com nada menos que 475 litros.

A Renault informa que a variação ocorre devido à necessidade de espaço para acomodação da tração 4×4, mas não cita detalhes. Vale lembrar que esse modelo conta ainda com uma suspensão traseira própria, independente do tipo multilink (por eixo de torção nas demais).

Porta-mas menor, porém estepe seguro

PORÉM, O DUSTER 4X2 TEM ESTEPE MAIS VULNERÁVEL A FURTOS (FOTO: FÁBIO ARO / AUTOESPORTE)

Apesar de menor, o porta-malas do Duster 4WD tem uma vantagem: em função da utilização de um assoalho específico para acomodar esses componentes, o estepe fica posicionado em uma cuba voltada para dentro do bagageiro. Em qualquer outra versão, o pneu sobressalente é fixado externamente, o que facilita furtos. Outra boa notícia é que a carga útil se mantém em 500 kg.

Fonte original do texto: Revista Auto Esporte

Confira também no blog do Posto de Vistoria: A Gasolina comum é aditivada com detergentes: Fato ou Fake?