Notícia por Revista Auto EsporteDepende; entenda se ao inverter o giro o propulsor segue funcionando da mesma maneira.

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Sim, mas só se for de dois tempos. Na maioria dos carros é usado o ciclo de quatro tempos: admissão, compressão, explosão e escape, que ocorrem a cada dois giros do virabrequim. Isso impede que o motor funcione no sentido contrário ao que foi projetado.

O MOTOR V8 DE ORIGEM FERRARI TEVE SUA ROTAÇÃO INVERTIDA AO SER ADAPTADO PARA O LANCIA THEMA 8.32 (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Já os motores de dois tempos precisam de apenas uma volta da árvore de manivelas para completar todo o processo de queima, que se dá apenas com um movimento em que o pistão sobe e outro em que ele abaixa. Então, ao inverter o giro, ele segue funcionando da mesma maneira.

Isso não significa que haja algum impedimento técnico para o motor a combustão girar para um dos lados. Um propulsor, independentemente do ciclo usado, pode girar tanto no sentido horário como anti-horário. Quem definirá a direção de rotação serão os engenheiros, que levam em conta a disposição do motor no carro e os requisitos técnicos de cada propulsor.

Fonte original da notícia: Revista Auto Esporte

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