Por Auto Esporte – Contran estendeu obrigatoriedade para 30 de junho. Enquanto isso, a CNHe recebe cada vez mais novos usuários.

Confira também no blog do Posto de Vistoria: IPVA 2019 fica cerca de 3,34% mais barato para motoristas de SP

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) adiou o prazo para os Detrans implementarem o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo eletrônico (CRLVe). A obrigatoriedade, que antes era até 31 de dezembro de 2018, foi estendida para 30 de junho de 2019.

Assim como a Carteira Nacional de Habilitação eletrônica (CNHe), a versão digital do documento do carro tem as mesmas informações que o documento impresso. Também conta com um QR Code, que comprova a sua veracidade.

Para aderir, basta baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito, criado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) e disponível para Android e iOS. O usuário deverá realizar um cadastro e adicionar o CRLV Digital, é só informar o número do Renavam e o código de segurança impresso no Certificado de Registro de Veículo (CRV).

CERTIFICADO DE REGISTRO DE VEÍCULO (CRLV) (FOTO: AUTOESPORTE)
CERTIFICADO DE REGISTRO DE VEÍCULO (CRLV) (FOTO: AUTOESPORTE)

CNH digital

Outra novidade digital disponibilizada em 2018 foi a CNHe, que em dezembro foi atualizada e passou a permitir que o usuário faça a validação sem sair de casa – antes era necessário ir a uma unidade do Detran.

De acordo com o Serpro, só nos últimos 3 dias – entre 01 e 03 de janeiro de 2019 – mais de 900 mil pessoas em todo o Brasil já se cadastraram no aplicativo para ter acesso à habilitação digital. Os estados com mais usuários até agora são São Paulo (192.914) e Rio Grande do Sul (126.969).

Como se cadastrar?

É necessário ter a versão mais recente da CNH impressa, que possui um QR Code na parte interna, que é solicitado no cadastro do app Carteira Digital de Trânsito. A validação agora é feita através de reconhecimento facial, portanto também é preciso estar com a aparência semelhante à da foto do documento.

Caso o aplicativo não o reconheça, o usuário também pode validar através de um certificado digital ou comparecendo no Detran mais próximo.

O Brasil é o primeiro país do mundo a lançar um aplicativo que gera uma versão do documento para celular ou tablet com a mesma validade da habilitação impressa.

Fonte original do texto: Revista Auto Esporte – https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2019/01/documento-digital-para-veiculos-crlve-e-adiado-para-junho-de-2019.html

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Bolsonaro diz que vai estender validade de CNH para 10 anos

Responder