Revista Auto Esporte – Descubra se existe algum limite para mulheres grávidas dirigirem, se elas precisam de cartão de estacionamento para poder parar em vagas especiais, entre outras dúvidas.

Confira também no blog do Posto de Vistoria: As motocicletas têm controle de estabilidade?

Um filho muda muita coisa. Entre tantas preocupações que podem surgir, uma delas está na relação das futuras mamães com o volante. Autoesporte conversou com autoridades de trânsito e especialistas para responder as principais dúvidas sobre o assunto:

Mulheres grávidas podem dirigir até qual mês da gestação?

POR LEI, DIRIGIR QUALQUER TIPO DE VEÍCULO É UMA ATIVIDADE LEGALMENTE LIBERADA PARA A GRÁVIDA EM QUALQUER PERÍODO DA GESTAÇÃO (FOTO: THINKSTOCK)
POR LEI, DIRIGIR QUALQUER TIPO DE VEÍCULO É UMA ATIVIDADE LEGALMENTE LIBERADA PARA A GRÁVIDA EM QUALQUER PERÍODO DA GESTAÇÃO (FOTO: THINKSTOCK)

Por lei, dirigir qualquer tipo de veículo é uma atividade legalmente liberada para a grávida em qualquer período da gestação. Ou seja: o Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito) não determina uma regra sobre até quando grávidas podem dirigir.

O que ajuda a causar confusão sobre o assunto: até 1997, o Código Nacional de Trânsito dizia que as gestantes só podiam dirigir até os cinco meses de gravidez. A justificativa era que a mulher ficava mais dispersa e distraída a partir desta fase.

Dica: Fale com um médico sobre o assunto. Algumas mulheres com gravidez de risco ou que enjoam muito, têm tontura, pressão alta ou baixa, entre outros sintomas, são orientadas a não dirigir.

Grávidas precisam de cartão de estacionamento para poder parar em vagas especiais, assim como os idosos?

Depende. É necessário entrar em contato com a prefeitura para saber quais são as regras da cidade onde você mora. Em São Paulo, por exemplo, não existe um cartão exclusivo para gestantes. Apesar disso, de acordo com a prefeitura, há uma lei que exige que estabelecimentos tenham vagas especiais para grávidas.

A prefeitura de Joinville (SC), por exemplo, emite uma credencial que possibilita que mulheres com mais de 20 semanas de gestação estacionem em vagas destinadas a pessoas com deficiência em locais públicos ou privados. Ou seja, nas ruas ou em shoppings e supermercados.

Grávidas podem dirigir por longas distâncias?

De acordo com o médico da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) Alberto Sabbag, é bom evitar fazer viagens demoradas, principalmente se não houver possíveis pontos de parada e se o dia estiver muito quente. Vale lembrar que pressão baixa é algo comum nessa fase. Grávidas também devem evitar dirigir nas últimas quatro semanas de gestação, segundo Sabbag.

O cinto de segurança incomoda, grávidas podem ficar sem?

Jamais. Nunca deixe de usar o cinto de segurança e nunca desative o airbag. “O único cinto totalmente contraindicado é o abdominal, use sempre o cinto de três pontos. Além disso, o cinto deve sempre estar embaixo da barriga e a gestante o mais distante possível do volante”, afirma Sabbag.

Grávidas podem dirigir ou andar na garupa da moto?

Não, em hipótese alguma, nem como condutora, nem como carona. Durante a gravidez, à medida que o feto se desenvolve, a barriga aparece e o centro de gravidade se desloca para a frente. “O centro de gravidade muda durante a gravidez. Elas perdem o equilíbrio com mais facilidade e o risco de queda é altíssimo. A força de uma gestante também é menor do que a de uma mulher não grávida. Então, evite andar de moto, patins, bicicleta, cavalo, (risos)”, afirma Alberto Sabbag, da Abramet.

Depois do parto, quando as mulheres podem voltar a dirigir?

O ideal é voltar depois de três semanas, mas vale sempre perguntar para o médico: cada caso é um caso.

Fonte original do texto: Revista Auto Esporte

Confira também no blog do Posto de Vistoria: O que pode ser feito para diminuir o valor do seguro?

Responder