G1 – Prazo anterior era 1º de dezembro. Detran afirma que ainda não há número suficiente de empresas credenciadas para fazer o serviço.

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Quando os motores de três cilindros são melhores que seus similares quatro-cilindros

O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) deu prazo até o dia 31 de dezembro para que Santa Catarina comece a implantar as placas padrão Mercosul para veículos. A data foi anunciada na sexta-feira (30). O G1 ainda aguarda resposta do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SC) sobre a medida.

Na semana passada, antes do novo anúncio do Contran, o Detran-SC informou que iria prorrogar o prazo estabalecido até então, que era 1º de dezembro, por causa do número insuficiente de empresas credenciadas no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para fazer o serviço. No entanto, não deu data para o início do procedimento.

O padrão Mercosul precisa ser adotado para o primeiro emplacamento e para quem tiver a placa antiga, no caso da troca de município ou propriedade.

SC tem até 31 de dezembro para implantar placas padrão Mercosul, determina Contran
Entenda os detalhes do novo padrão de placas adotado no Mercosul — Foto: Karina Almeida/G1

Cronograma

Esta foi a quarta mudança no calendário de adoção desse tipo de placa no Brasil, que já é usada na Argentina e no Uruguai. Foi anunciada em 2014, deveria ter entrado em vigor em janeiro de 2016, foi adiada para 2017 e depois por tempo indeterminado.

A obrigatoriedade chegou a ser interrompida graças a decisão judicial, mas o governo recorreu. As últimas alterações envolveram autorização para reduzir o tamanho caso as placas não se encaixem nos veículos e a retirada dos símbolos de identificação de estado e município.

Fonte original do textoG1https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2018/12/03/sc-tem-ate-31-de-dezembro-para-implantar-placas-padrao-mercosul-determina-contran.ghtml

Confira também no blog do Posto de Vistoria: O que pode ser feito para diminuir o valor do seguro?

Responder