Apesar de o primeiro carro de série a adotar a tecnologia ter sido lançado em 2009, a tecnologia ainda não chegou aos modelos de alto volume. Os diodos emissores de luz (LED, na sigla em inglês) ainda são uma tecnologia relativamente nova em aplicações automotivas – o Audi R8 V10, primeiro carro a adotar faróis totalmente em led, é de 2009.

Mas o sistema vem se popularizando rapidamente e já está disponível em modelos mais acessíveis (ou menos caros), como o Citroën C4 Lounge Shine, que custa R$ 102.790.

Muitos fabricantes, no entanto, optam por oferecer o recurso somente nos pacotes de equipamentos mais caros já que essa tecnologia agrega valor às versões topo de linha.

Hoje já é possível afirmar que a questão do led não seja exclusivamente de custo. Trata-se de uma questão de marketing mesmo.

A tecnologia que, por ora, tem custo proibitivo em modelos de alto volume é o laser. Mais uma vez, farois a laser também estrearam na linha de produção com o Audi R8 – superesportivo cujo preço está na casa dos sete dígitos.

Fonte: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/por-que-a-industria-so-oferece-lampada-de-led-em-versoes-topo-de-linha/

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