O estepe é obrigatório em todos os automóveis vendidos no Brasil? E se estiver equipado com pneus run flat?

Pneu sobressalente deve equipar todos os veículos comercializados no país, mas há algumas exceções

O estepe é obrigatório para todos os veículos nacionais ou importados.

Sem ar na câmara, o peso do carro fica apoiado no flanco do pneu Run Flat (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Porém, em alguns casos a legislação permite sua ausência, desde que o motivo seja comprovado tecnicamente ao Denatran, de acordo com Francisco Satkunas, conselheiro da SAE Brasil (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade).

Uma dessas exceções é para veículos equipados com pneus Run Flat.

Furo proposital para testar a tecnologia Run Flat. Esse tipo de pneu pode rodar mesmo sem ar (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

Nesse caso, conforme a resolução do Contran 540/15, exige-se selante em quantidade suficiente para o reparo de pelo menos um pneu, além de um dispositivo que permita enchê-lo até a pressão recomendada para o uso temporário, em um período máximo de dez minutos.

Pneus run flat possuem várias camadas de borracha de diferentes densidades nos flancos, ombros e talões (a lateral e o aro de fixação na roda).

Pneus Run Flat podem rodar sem ar dentro da câmara (Ulisses Cavalcante/Quatro Rodas)

São esses reforços estruturais que apoiam o peso do veículo quando o pneu está totalmente sem ar pressurizado em seu interior. Assim é possível rodar em segurança sem que ocorra o detalonamento.

Alguns veículos saem de fábrica com estepes de uso temporário. Mais finos do que os pneumáticos utilizados, eles só podem ser utilizados em velocidade limitada de 80 km/h.

Estepe fino provisório pode ser proibido no Brasil (Acervo/Quatro Rodas)

Ao optar por este tipo de pneu, os fabricantes conseguem liberar espaço no porta-malas e, sobretudo, reduzir o peso do veículo.

A versão menor também causa menos danos ao meio ambiente (por usar menos material) e por ser mais leve, facilita a troca para pessoas mais frágeis em uma emergência.

Apesar das vantagens, um projeto de lei propõe o fim deste tipo de estepe, obrigando as fabricantes a equipar todos os veículos vendidos no Brasil com um estepe do mesmo tamanho dos outros quatro pneus.

Ônibus para transporte urbano estão na lista de veículos que não precisam ter estepe (Iveco/Divulgação)

Outros casos de dispensa de estepe são ônibus ou micro-ônibus de transporte urbano, caminhões de lixo ou concreto e blindados de transporte de valores e veículos com peso bruto (PBT) de até 3,5 toneladas, desde que solicitem no Contran a dispensa do equipamento.

FONTE: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/o-estepe-e-obrigatorio-nos-carros-vendidos-no-brasil/

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