Lista mostra os veículos com a melhor eficiência energética e com consumo de combustível mais baixo à venda no país.
A edição de 2017 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular avalia o consumo de combustível e emissões de poluentes de carros de 35 marcas e 983 modelos e versões. O número é inferior aos 1.102 da edição 2016.
Mais uma vez, o “pódio” da economia foi dominado por veículos híbridos, aqueles que aliam motores a combustão e elétricos (entenda como eles funcionam no vídeo do Guia Prático). Fora os híbridos, o Peugeot 208, equipado com motor 1.2, é o melhor. O Volkswagen Up! aparece logo em seguida, quando é empurrado pelo 1.0 turbo.
O que é eficiência energética
O ranking foi feito com base no consumo energético, que é medido em megajoule por quilômetro (MJ/km). Este número é usado pelo governo federal para o Programa de Etiquetagem Veicular e para as metas de eficiência do Inovar-Auto. Ele significa a quantidade de energia necessária para mover o carro por 1 km. Ou seja, quanto menor o valor o consumo energético, mais o carro é capaz de rodar com um litro de combustível.
Um litro de etanol tem 20 MJ, enquanto um litro de gasolina tem 28,9 MJ. Por isto, o consumo médio (km/l) com gasolina é sempre melhor do que o de etanol. O Inmetro ainda divide os carros em 14 categorias (muito discutíveis)
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.