A qualidade e a vida útil de um automóvel estão diretamente ligadas com a manutenção e os cuidados pelos quais ele passa. Quer manter o seu veículo rodando em boas condições por mais tempo? Além da prevenção e da maneira adequada de conduzir o carro, cuidar dos fluídos do carro são muito importantes nesse processo. Sabe porquê? A principal função dos fluídos é de lubrificar e reduzir o atrito entre as peças, evitando a oxidação, corrosão e contribuindo para a troca de calor. O que quer dizer que eles são responsáveis pela redução da vida útil de muitas das peças. Ou seja, devem estar em dia. Para te ajudar a identificar quais são e como você deve cuidá-los separamos algumas dicas.

Óleo do motor

Esse é o fluído mais importante de todos. Sua principal função é lubrificar todas as partes de atrito do motor e resfria-lo. A troca varia de carro para carro e deve ser conferido no manual da montadora. Não misture óleos diferentes. Quando misturados e sobre a pressão de altas temperaturas podem gerar subprodutos que prejudicam o funcionamento do motor. O nível do óleo deve ser verificado quando o motor estiver frio. A quantidade deve estar entre o máximo e o mínimo da vareta utilizada para medir. O ideal é que a troca seja feita a cada 10 mil quilômetros ou seis meses de uso para evitar o superaquecimento, borras e desgastes de peças.

Aditivo do radiador

Esse fluído tem como função evitar o congelamento a zero grau, impedir a ebulição a 100 graus e lubrificar a válvula termostática, radiador, bomba d’água e sensor de temperatura. Não utilize apenas água da torneira, isso pode causar danos. A água total do sistema deve ser substituída a cada 10 mil quilômetros.

Óleo de freio

É um líquido canalizado pelo cilindro de comando e permite transmitir às quatro rodas o esforço exercido sobre o pedal do freio. Ele absorve umidade quando está muito usado e pode gerar perda de eficácia e enfraquecer a frenagem do carro. Geralmente é possível identificar no painel quando o nível está baixo. Sua substituição deve ser feita a cada 20 mil quilômetros rodados.

Óleo de direção hidráulica

Os automóveis que possuem direção hidráulica contam com um reservatório de óleo junto ao motor. O lubrificante deve estar entre o mínimo e o máximo da marcação. O nível deve ser verificado com o carro em um local plano e com o motor frio. Se o nível estiver baixo a direção ficará pesada. Complete o mesmo fluído recomendado pela montadora e observe se não existem vazamentos os quais podem exigir reparos de caixa e bomba hidráulica, que podem ultrapassar gastos de R$ 1 mil. Em média, a troca é feita entre 35 e 50 mil quilômetros.

Óleo de Câmbio

Em câmbios mecânicos o principal problema são os vazamentos, na maioria das vezes, pelo retentor do semieixo. Já nos automáticos a troca deve ser feita a cada 30 mil quilômetros. A ausência da troca pode gerar sérios problemas a longo prazo. Seu nível deve ser chegado em cada revisão.

Filtro de ar

Exerce a função de eliminar as partículas presentes no ar aspirado pelo motor garantindo a qualidade da mistura entre ar e combustível. Simplesmente limpar não é suficiente, uma vez que as impurezas ficam sobre o papel e diminuem a quantidade de ar que entra pelo cilindro. O ideal é trocar a cada 20 mil quilômetros.

Filtro de combustível

Retém as impurezas presentes no combustível e evita a deterioração da bomba de alimentação. O filtro consegue segurar 98% dessas “sujeiras”, exceto quando você abastece com gasolina adulterada com solvente ou etanol misturado com álcool anidro. Esses produtos podem interferir no funcionamento do motor. Faça a manutenção preventiva e limpe os bicos injetores antes dos 30 mil quilômetros.

Filtro do habitáculo

Faz parte do circuito de climatização do carro e tem como objetivo eliminar partículas suspensas no ar. Uma limpeza pode ser feita com spray próprio na entrada de ar do carro e colocando o ar para circular durante alguns minutos. Se o carro tem ar condicionado garanta o controle da correia do compressor e da carga caso esteja resfriando pouco. Se utiliza pouco o ar coloque-o em funcionamento de cinco a dez minutos uma vez por mês.

FONTE: https://impave.com.br/blog/cuidados-com-fluidos-do-carro/

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