Revista 4 Rodas – Boa parte deles compartilha plataforma e outros componentes com hatches e sedãs, que normalmente têm tração dianteira. Pode parecer confuso, mas o principal motivo é porque a maioria dos SUVs, especialmente os compactos, têm tração dianteira.
Isso acontece porque boa parte deles compartilha plataforma e outros componentes com hatches e sedãs, que normalmente têm tração dianteira.
A arquitetura desses carros permite a adoção da tração integral, mas a força do motor geralmente só é enviada ao eixo traseiro em situações de baixa aderência.
O motivo disso é que, do ponto de vista de eficiência energética, quando for possível é melhor usar somente a tração dianteira.
Para enviar a força do motor ao eixo traseiro é necessário mover um grande cardã (que pode ter mais de dois metros de comprimento dependendo do veículo). Isso provoca uma perda de energia maior do que ao tracionar somente o eixo anterior.
Na prática fazer um SUV dessa categoria só com tração traseira sairia quase tão caro quanto fazer um modelo 4×4, que é mais eficiente no off-road.
Mas SUVs grandes, como a Toyota SW4, têm versões só com tração traseira. Neste caso a diferenciação ocorre para criar uma alternativa mais barata.
A SW4 também usa uma arquitetura mais simples, com chassi e eixo traseiro rígido, que simplificam a opção pela tração traseira.
Fonte original do texto: https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/correio-tecnico-por-que-quase-nao-ha-suvs-apenas-com-tracao-traseira/
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