Texto por Revista 4 Rodas – Sistema simples, mas antiquado, tem algumas peculiaridades.
É verdade que suspensão do tipo eixo rígido, como a traseira do Renault Kwid, não precisa de alinhamento?
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Como ar ligado e janelas abertas alteram consumo do carro
Sim, porque seu projeto não prevê esse tipo de ajuste. O mesmo acontece no sistema por eixo de torção, que é o mais popular do mercado por ser simples e robusto.
Já a suspensão com eixo rígido é mais comum em picapes feitas sobre chassi de longarina, apesar de também equipar o hatch da Renault e o Chery QQ.
Mas é possível que o eixo traseiro desses veículos fique desalinhado após sofrer um impacto severo, como ao cair em um buraco ou colidir lateralmente contra o meio-fio.
Nesse caso, a solução não é o alinhamento: o correto é que um especialista analise a extensão das avarias e faça ou desempenamento da peça ou mesmo a troca de todo o conjunto.
Já nos automóveis com suspensão traseira independente o alinhamento é previsto e necessário como ocorre no eixo frontal.
Fonte original do texto: Revista 4 Rodas
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Governo estuda abrir concorrência para distribuição de combustíveis