Estes furos no disco de freio foram introduzidos na linha nacional da Volkswagen a partir da terceira geração do Gol.

Por que o disco de freio da SpaceCross tem duas marcações gravadas na superfície de contato com as pastilhas?

Esses dois furos servem como indicadores de desgaste do disco e foram introduzidos na linha nacional da Volkswagen com a terceira geração do Gol, em 2008.

Quando o primeiro furo sumir, é sinal de que chegou a hora de trocar as pastilhas, enquanto o segundo alerta é o momento da troca do disco.

As pastilhas geralmente emitem um ruído característico nas frenagens quando estão gastas (Arquivo/Quatro Rodas)
As pastilhas geralmente emitem um ruído característico nas frenagens quando estão gastas (Arquivo/Quatro Rodas)

Vale ressaltar que danos como empenamento (quando o disco sofre um choque térmico, como ao passar por poças d’água após uso intenso) ou danos provocados por pastilhas desgastadas podem antecipar a troca do disco.

Enquanto os furos não são tão comuns, a maioria dos modelos possuem um indicador de desgaste das pastilhas, que aciona uma luz-espia no painel.

Um ruído metálico ao frear também pode ser um indicativo de que as pastilhas chegaram ao final de sua vida útil.

Em alguns casos é possível trocar as pastilhas e manter o disco, desde que ainda tenha material de desgaste, esteja dentro da tolerância mínima, e que haja o aval da fabricante (que normalmente exige a retífica do disco) nos manuais de revisão e reparo.

Fazer o contrário, porém, é garantia de prejuízo: pastilhas gastas podem danificar os discos de forma irreversível e aumentar os custos com a manutenção.

FONTE: https://quatrorodas.abril.com.br/

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