Notícia por Revista Auto Esporte Exclusivo: Autoesporte obteve do Idec que a campanha precisa ser iniciada. Montadora pode ter tentado evitar novo recall.

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Há mais de vinte dias a General Motors passou a comunicar, de maneira seletiva, proprietários de Onix e Onix Plus para efetuar um reparo em leds na manopla do câmbio e uma verificação na linha de combustível.

A marca, no entanto, não promoveu um recall, apesar de chamar o procedimento de “campanha” e colocar o alerta na área de “recall” do aplicativo meuChevrolet. A montadora afirmou à imprensa que esse processo se trata de uma “melhoria contínua” do produto.

MODELO JÁ PASSOU POR RECALL APÓS DOIS INCÊNDIOS (FOTO: NOTÍCIAS COM MARITONIO DANTAS / REPRODUÇÃO)

Para Christiano Printes, coordenador da área jurídica do Idec (Instituto de Defesa do Consumidor), esse movimento pode ser uma forma de escapar da lei.

“A questão de ‘melhoria contínua’ pode ser uma burla ao sistema de chamamentos e ao próprio CDC, já que o fornecedor não pode colocar no mercado de consumo produtos que atentem contra a vida e segurança do consumidor”, explica Printes.

“Assim, se de fato esses episódios [de vazamento de combustível] estão acontecendo, seria imprescindível que a GM tivesse realizado todo o procedimento formal de recall, em especial aquele em que alega que “por envolver um sistema delicado (linha de combustível), que pode ocasionar incêndios, e ter o termo recall no aplicativo”.

Já houve o registro de um caso envolvendo vazamento de combustível justamente pela linha de alimentação envolvida na campanha. Na ocasião o Onix Plus da enfermeira Jéssica Damacena, de Pedra Preta (MT), passou a perder combustível e precisou ser rebocado. Não houve incêndio, apesar do risco elevado.

Multa milionária

Autoesporte também ouviu Fernando Capez, diretor executivo do Procon/SP, que classificou o problema como “gravíssimo”.

“Enviaremos uma notificação na terça-feira (17/12) à GM, onde questionamos três pontos: Se existe um problema no sistema de combustível do carro, quantos modelos foram afetados e o porquê de não ter sido feito um recall”, detalhou Capez.

VÍDEO FEITA POR PROPRIETÁRIA MOSTRA VAZAMENTO DE COMBUSTÍVEL NO ONIX PLUS (FOTO: REPRODUÇÃO)

O executivo destacou que a GM terá dez dias corridos para responder à entidade. Caso ela não responda, ou as respostas não sejam satisfatórias, o Procon pode multar a empresa em até R$ 10 milhões.

“Só tivemos conhecimento do problema por conta da imprensa. Em nenhum momento a GM nos procurou”, falou Capez. “Essa é uma situação ainda mais complexa da que tivemos com a Volkswagen.”

Em julho deste ano o Procon multou a Volkswagen pela demora na execução de um recall da linha Golf, Jetta e Tiguan. Na ocasião a marca já havia iniciado o processo legal para efetuar o reparo dos veículos, algo que não ocorreu com o sistema de combustível de Onix e Onix Plus.

Procurada novamente por Autoesporte, a GM não se pronunciou até a publicação desta reportagem.

Fonte original da notícia: Revista Auto Esporte

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