Texto por UOL Carros – É hora de falar sobre os postos de gasolina e os serviços que são oferecidos pelos profissionais que trabalham por lá (correndo o risco de criar polêmica mais uma vez).
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Os pneus novos tem uma nota. Saiba decifrar as informações técnicas
Apesar de bem intencionados, frentistas são, em sua maioria esmagadora, pessoas sem conhecimentos de mecânica. E um serviço errado, mesmo que de boa-fé, pode comprometer consideravelmente seu carro.
Sendo assim, quais são os serviços que o frentista está habilitado para oferecer? Abastecer o carro e nada mais. É para isso ele é treinado e sabe melhor que ninguém.
E quando surge aquela velha pergunta: “quer que verifique o óleo e a água”? Não tem nada de errado em verificar, desde que ele não faça nada a respeito. Se ele observar o nível dos fluídos e te comunicar sobre estes itens, tudo bem. O que não pode acontecer é deixá-lo completar estes níveis.
Outro ponto importante é que todas essas verificações podem ser feitas pelos donos dos veículos em sua própria casa.
Também ressalto que todas essas verificações precisam ser feitos com o carro frio, parado. Fazer isso em um posto de gasolina pode alterar os resultados da verificação e induzir você – e até o frentista – a um erro.
O que fazer no posto de gasolina?
Além de abastecer o carro, o posto de gasolina é o lugar para calibrar os pneus, dar aquela limpada no para-brisa ou até comprar aquele xampu que coloca no reservatório de água do limpador de para-brisa.
Muitos postos de gasolina oferecem o serviço de troca de óleo. E, em geral, o profissional que realiza este tipo de serviço está capacitado para isso. E não tem nada você efetuar esta troca por lá.
Deem uma olhadinha no vídeo acima e me digam o que se consegui convencê-los a dar uma atenção mais carinhosa ao carro de vocês. Usem e abusem dos comentários e vamos discutir maneiras de cuidar cada vez mais dos automóveis de uma maneira divertida.
Fonte original do texto: UOL Carros
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Vendas de carros automáticos devem prevalecer no Brasil em 2020