Resultado é na comparação com o mesmo período de 2016. No total, o volume de veículos comprados a crédito foi 7,4% maior neste ano.
O financiamento de veículos usados cresceu 14,6% no 1º semestre do ano, enquanto o de novos caiu 4%, na comparação com o mesmo período de 2016.
Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (12) pela B3, que opera a base integrada que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos oferecidos como garantia em operações de crédito.
Foram financiados 2,42 milhões de carros, motos e caminhões entre janeiro e junho últimos. Desses, 845,2 mil foram zero quilômetro. E 1,58 milhão foram usados.
Tipos de venda de veículos no Brasil
Ao todo, as compras de veículos a crédito cresceram 7,4% no semestre, comparadas com o mesmo período de 2016. Em todo o ano passado, o financiamento de veículos caiu 12%, no quinto ano seguido de resultado negativo.
Carros novos
Nos dados por categoria, houve leve queda de 1,5% no financiamento de automóveis novos no semestre, em relação a 2016, com 513,6 mil unidades.
Esse resultado contrasta com a alta de 4,25% nos emplacamentos de carros zero quilômetro registrada no mesmo período pela federação das concessionárias, a Fenabrave.
Segundo Marcus Lavorato, da B3, o financiamento desses veículos vem crescendo no ano, mas não num ritmo suficiente para superar o volume de 2016.
“Desde fevereiro, o volume médio diário de financiamentos de autos leves novos (em dias úteis) vem crescendo mês a mês. Porém, esse crescimento acumulado no semestre não foi suficiente para superar o mesmo período do ano passado”, explica.
“Considerando dados da conjuntura econômica, principalmente emprego e confiança, ainda é cedo para falar na recuperação do setor”, afirma Lavorato. O financiamento de automóveis usados, por sua vez, aumentou 14,4%, com 1,45 milhão de unidades.
Seminovos têm queda
Automóveis com 4 a 8 anos de uso lideraram os financiamentos na categoria, representando 42% dessas vendas. Esta “faixa etária” teve um aumento de 17% no volume de financiamentos, em relação ao 1º semestre de 2016.
Na mesma comparação, os seminovos (com até 3 anos de uso) foram a única faixa com queda, de 7,8%, nas vendas financiadas. Apesar disso, eles lideraram as vendas em geral – com e sem financiamento no semestre, segundo dados da Fenauto.
Motos e caminhões
O volume de motos novas financiadas no 1º semestre caiu 7% sobre 2016, com 302 mil unidades. O de usadas subiu 36%, somando 66 mil. Considerando apenas os caminhões, foram financiadas 26,8 mil unidades zero quilômetro, montante 9,5% menor que o de janeiro a junho de 2016. O volume de usados financiados ficou praticamente estável, com 57,5 mil vendas nessa modalidade.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.