Saiba como fazer uma negociação na internet com segurança e rapidez

Está em busca de um automóvel novo, seminovo ou usado? Ou gostaria de se desapegar do seu veículo atual?

Nos últimos anos, a internet tornou-se a principal ferramenta do consumidor na hora de trocar de carro. Estudo feito pela consultoria JD Power mostra que 40% dos consumidores do Brasil têm intenção de trocar de carro por plataformas digitais – desse total, 59% moram na Região Sudeste. Listamos, abaixo, dicas essenciais para fechar negócio usando todo o potencial da internet a seu favor.

PARA QUEM VAI COMPRAR

Cheque os preços

“Sempre confira a média de preços do ano/modelo do veículo de interesse”, recomenda Vitor Meizikas Filho, consultor independente da VTR Consultoria, com experiência de mais de duas décadas no setor de cotação de preços de automóveis. Ele elege a Tabela Fipe como a principal referência do mercado.

Desconfie de preços muito baixos

Anúncios com valores muito abaixo da média precisam ser vistos com cautela. Existe a possibilidade de a oferta partir de pessoas que desejam levantar dinheiro ou vender o carro rapidamente, mas é preciso considerar a possibilidade de o vendedor ter usado esse artifício para chamar a atenção e o valor informado se tratar apenas do valor de entrada.

Preços muito abaixo da média também podem indicar veículos sinistrados, irregulares, com algum tipo de problema ou originários de leilão. Verifique se o anúncio menciona esse tipo de situação. Independentemente do caso, jamais pague adiantado.

Veja as fotos

Quem possui um bom carro para vender não tem o que esconder. Então, não sinta vergonha de pedir para ver fotos e desconfie de ofertas sem imagens. Por outro lado, suspeite de fotos muito produzidas, com muita aparência profissional, pois existe a possibilidade de que não sejam imagens do veículo real.

Importante destacar que ver boas fotos do carro lhe dará um bom indicativo sobre o que você vai encontrar. Porém, vê-lo pessoalmente é essencial.

Não feche negócio sem ver o carro ao vivo

Embora a internet tenha facilitado a busca pelo seu futuro veículo, é imprescindível ter contato ao vivo antes de fechar negócio. Faça um test-drive e uma rigorosa inspeção do veículo e leve com você um mecânico de sua confiança.

É válido realizar uma checagem extra se o vendedor dificultar a visita ou der mais vantagens para fechar o negócio a distância. Importante: sempre marque todos os encontros em locais públicos e que disponham de relativa segurança, como estacionamentos de supermercados ou shoppings.

Cheque a documentação

Aproveite outros recursos online para checar a procedência do veículo. Peça para checar o documento de licenciamento, anote a placa e o número do Renavam. Com isso em mãos, consulte o Detran do seu estado – a maioria oferece o serviço pela internet – para verificar se o veículo está regularizado, se constam multas ou taxas pendentes e restrições para a venda.

PARA QUEM VAI VENDER

Tenha um anúncio com conteúdo relevante

A procura por um automóvel costuma se iniciar em sites de busca. Um levantamento do Serasa Experian revela que mais de um terço do tráfego em anúncios de automóveis teve origem em buscadores, o Google, por exemplo. Esse serviço é baseado em relevância do conteúdo. Faz sentido pensar que uma pessoa que queira comprar um Gol 1.6 busque isso, então essa informação deve estar no seu anúncio.

Além disso, geralmente os sites online de classificados também costumam ter um buscador interno. Eles funcionam da mesma maneira. Então, se foque na relevância do conteúdo. O anúncio deve ser produzido seguindo alguns princípios básicos para aparecer com destaque nessas ferramentas. Seguindo esses princípios, a oferta também se destaca na busca interna da OLX Autos.

Título direto e relevante

Vá direto ao assunto e passe as principais informações sobre o veículo nesse campo. Jamais deixe de colocar marca, modelo, versão e ano. Tente não ultrapassar os 70 caracteres, pois, acima disso, a frase aparece quebrada nas páginas de resultados dos buscadores.

Descrição completa

Coloque o que for relevante de forma organizada. Separe por grupos de informações: equipamentos e acessórios, estado geral do veículo, eventuais problemas ou necessidade de manutenção (se os pneus estão no fim de vida) e outros dados relevantes (se está com licenciamento antecipado ou ainda em período de garantia).

Dentro de cada grupo, destaque o que o veículo tem de bom, repetindo as informações do título. Não deixe de relatar eventuais problemas. “Um veículo que apresenta marcas normais de uso e um anunciante que as deixa explícitas tem muito mais credibilidade”, diz Meizikas. Caso vá vender o veículo por um preço baixo, coloque o motivo na descrição.

Fotos

Anúncios com poucas ou nenhuma foto costumam ter menos visualizações. Inclua imagens para que o comprador veja o carro por diferentes ângulos: frente, traseira, as duas laterais, além de fotos mais abertas. Coloque fotos internas, do painel, do estado geral dos bancos, da quilometragem, do motor e porta-malas

Coloque imagens de detalhes apenas em casos relevantes, como equipamento ou acessório importante (teto solar, ar-condicionado dual zone) ou para mostrar pequenos problemas (pneus em fim de vida ou pequenos riscos na lataria).

Fonte original do texto: https://quatrorodas.abril.com.br

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