Blog Car Líder – Os condutores de família adoram transportar crianças para passeios divertidos e relaxantes, principalmente aos fins de semana, não é mesmo? Além disso, muitos utilizam os seus veículos para trajetos mais rápidos, como levar as crianças na escola, por exemplo.

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Pneus mais largos sempre oferecem mais aderência?

Entretanto, para transportar crianças com segurança, é preciso estar atento a diversas normas da legislação que estão previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que, além de serem passiveis de multa, irão garantir rotas mais tranquilas e evitar o índice de acidentes.

São definidos diversos tipos de assentos e acessórios de retenção, que são de uso obrigatório para o transporte de crianças, que vão variar de acordo com a idade da criança, além do cinto de segurança.

Esses itens são conhecidos como cadeirinhas, que podem ter o nome de ASI, Assento de Segurança Infantil. Elas devem ser utilizadas em qualquer espécie de trajeto, seja ele curto ou longo, para proporcionar o maior nível de segurança possível em diversos tipos de situações que possam ocorrer.

É importante entender, logo de início, que os assentos não servem apenas para a segurança, eles impedem que, ao transportar crianças que não possuem o discernimento de certas coisas, exponham os passageiros e o condutor a situações de risco abrindo janelas, ficando em pé, circulando ou saindo do interior do veículo, por exemplo.

É evidente que, com o passar dos tempos, a tecnologia automobilística vem trabalhando muito esse quesito para evitar ainda mais situações de risco infantil, entretanto toda precaução é importante!

Curiosidade: De acordo com o CTB, crianças com idade menores a 10 anos devem ser sempre transportadas no banco de trás do veículo. No caso de haver mais crianças com menos de 10 anos que o banco traseiro suporte, a de maior estatura poderá utilizar o assento da frente.

Vamos conferir então quais são os itens que você deve utilizar para manter a segurança ao transportar as crianças:

Bebê conforto

Bebê conforto

O que é: É um ASI com conforto de concha, possuindo uma base removível, além de possuir um encaixe com o veículo facilitando na hora de tirar e colocar no banco.
Peso e idade das crianças: Esse é um assento recomendado para crianças com até 1 ano de idade que não ultrapassem a 9 kg.
Posição: Ela deve ser colocada no banco traseiro de costas para o motorista.

Atenção: Muitos pais ficam com pena ou dó de colocar o bebê dentro do ASI e desejam leva-los no colo, entretanto isso não deve ser feito para preservar a segurança no transporte de crianças.

Assento Conversível

Assento Conversível

O que é: Muito parecido com o bebê conforto, entretanto costuma ter alças de transporte ou base de fixação no banco do veículo.
Peso e idade das crianças: Esse assento já deve ser usado para transportar crianças com mais de 9 kg, mas que ainda não tenham atingido 1 ano de idade.
Posição: Ele deve ser posicionado virado na direção contrária ao motorista, até que a cabeça da criança ultrapasse a altura do assento.

Cadeirinha de Segurança

Cadeirinha de Segurança

O que é: Este é um assento muito semelhante ao Assento Conversível.
Peso e idade das crianças: É um assento indicado para transportar crianças com até 18 kg e que tenham idade ente 1 a 4 anos.
Posição: Deve ser colocado em posição central no assento traseiro e no sentido do motorista.

Assento de Elevação

Assento de Elevação

O que é: Este é um apoio colocado para que as crianças tenham altura adequada para colocar o cinto de segurança e possam encaixa-lo de forma correta.
Peso e idade das crianças: Crianças com mais de 18 kg e menos de 36 kg e que tenham idade entre 4 a 7 anos e meio se encaixam aqui.
Posição: Deve ser colocado no banco traseiro e de frente para o banco do motorista.

Cinto de Segurança

Cinto de Segurança

Esse é o famoso sistema de segurança que já conhecemos. Ele deve ser utilizado pelas crianças que já possuem mais de 7 anos e meio no banco traseiro, podendo passar para o banco da frente acima dos 10 anos. Ele deve ser afivelado passando pelo ombro, peito e quadril.

Atenção: Caso a criança ainda não tenha altura o suficiente para afivelar os cintos adequadamente, ela deve prosseguir com a utilização do assento de elevação.

Agora que você sabe como manter a segurança aos transportar crianças, não deixe de seguir as normas que estão presentes na resolução de Nº 277, de 28 de maio de 2008, válida até os dias atuais.

Fonte original do texto: Blog Car Líder – http://blog.carlider.com.br/2018/06/06/como-transportar-criancas/

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Não é só buraco que acaba com a suspensão: o ‘vilão’ pode ser você

Responder