Texto por Notícias Automotivas Os faróis são uma parte essencial da segurança de um automóvel e é preciso manter a eficiência dos mesmos, a fim de evitar acidentes potencialmente fatais, bem como deixar o carro de acordo com a lei.

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Livro digital grátis – Tudo que você precisa saber sobre CNH

Na limpeza do mesmo, um método é indispensável, o polimento. Então, como polir o farol do carro?

Além da segurança e da lei, lentes dos faróis bem conservadas valorizam o veículo na hora da revenda, pois também fazem parte da estética do veículo e atestam um cuidado que o proprietário (vendedor) teve com o carro ao longo de sua propriedade.

Existem outros métodos de limpeza e recuperação dos faróis, mas o polimento é aquele que surge como o mais eficiente.

Neste caso, pode-se fazer o serviço tanto em casa quanto em uma loja especializada. Mas, mesmo sendo feito pelo próprio dono, a execução e o resultado podem dar ao farol uma característica visual próxima do novo.

Assim, a lente volta a ficar transparente ou a opacidade se reduz enormemente. Nem sempre dá para deixar o esforço do polimento de lado e simplesmente comprar um conjunto novo de faróis, pois, dependendo do modelo, pode custar muito, mas muito caro mesmo!

Como polir o farol do carro?

Como polir o farol do carro?

Antes de começar polir farol de carro, é preciso avaliar o estado das lentes. Dependendo da quantidade de imperfeições na lente de poliuretano, será necessário não só mais ou menos esforço, mas também produtos que sejam mais ou menos abrasivos.

Para executar um bom polimento, existem alguns métodos, que em realidade alteram exatamente essa característica.

Produtos para polir o farol

Basicamente para polir farol de carro é preciso de lixas d´água bem finas, panos de tecido, estopa, pano de algodão ou microfibra, massa de polir, água, fita crepe ou isolante, sabão e um borrifador.

As lixas devem ser de numeração entre 1000 e 2500, que são bem finas e feitas para limpar superfícies sensíveis, que não podem sofrer riscos aparentes e nem manchas. Pode-se usar mais de um tipo para dar um acabamento maior.

Dos materiais acima, um importante é a massa de polir. Utilize o produto que contém alumínio em sua composição, pois este é indicado para superfícies como as dos faróis.

Por onde começar o polimento?

Já de posse dos produtos para polir farol de carro, é preciso, antes de mais nada, escolher um local adequado para fazer o serviço. Não o faça em dias muitos quentes ou sob ação direta do sol.

Procure um local com sombra e arejado, onde se possa ter claridade suficiente para observar bem a execução do trabalho e o seu resultado. Será preciso ter disposição para um bom tempo de serviço repetitivo com as mãos.

Se desejar, pode-se utilizar uma lava de borracha para proteger as mãos dos produtos que serão utilizados, caso seja necessário. Tenha sempre material de sobra para não faltar e água disponível para o serviço no decorrer do mesmo.

Polindo o farol

Para polir farol de carro, inicialmente é necessário lavar bem as lentes do conjunto ótico. Para isso, utilize água corrente e sabão (neutro, de preferência), para remover a sujeira, óleo, poeira e outras substâncias adquiridas durante o uso do veículo. Não é necessário se esforçar aí para tentar limpar as lentes, o trabalho que dá resultado é o que vem em seguida.

Seque os faróis. Após isso, para evitar tocar em partes da lataria, que facilmente riscarão com a lixa, utilize fitas crepe ou isolante para separar a área de serviço do restante do carro. Então, inicie o polimento com o borrifamento de água sobre a superfície da lente, de forma a umedece-la.

Levemente molhado, passe a lixa d´água de forma suave e em movimentos circulares. Não passe apenas nas áreas que estão ruins, passe em todo o farol. Conforme for passando, molhe regularmente em intervalos das passadas de lixa, a fim de evitar degradação do material plástico da lente.

É um trabalho longo e o esforço não é pequeno, por isso, repita várias vezes o processo, sempre borrifando água para reduzir o atrito da lixa com o material do farol. Use uma lixa mais fina para dar o acabamento no final do processo. Lave bem o farol e depois seque bem.

Observe se a lente está mais clara e de acordo com o esperado. Então, inicie a próxima etapa, que é a massa de polir. Utilize uma estopa para espalhar o produto sobre a lente e em movimentos circulares. Deixe secar por alguns segundos.

Então, faça o polimento utilizando um pano de algodão ou microfibra em movimentos circulares até que se perceba a superfície brilhante.

Se tiver uma politriz, pode usa-la nesse caso, mas em velocidade mais baixa possível.

Alguns preferem inverter a ordem e usar primeiro a massa de polir, mas ela é feita para dar o acabamento final, após o lixamento da superfície. Se o farol não estiver tão opaco assim, pode-se então, nesse caso, eliminar a lixa e usar somente a massa.

Fonte original do texto: Notícias Automotivashttps://www.noticiasautomotivas.com.br/como-polir-o-farol-do-carro/

Confira também no blog do Posto de Vistoria: Imposto de renda 2019: 5 dicas para declarar o carro e não cair na malha fina

Responder