Fique atento às revisões programadas e aos programas de fidelidade, que podem render bons descontos

O relacionamento com a concessionária não termina depois da entrega de um carro zero – pelo contrário. Ao escolhermos um novo veículo, assumimos um compromisso com a montadora que certamente vai render mais visitas (programadas ou não) à concessionária. Para aproveitar ao máximo esse relacionamento e garantir que seu carro esteja sempre em boas mãos, apresentamos seis dicas especiais. Confira!

Revisão programada

As revisões programadas são indispensáveis para manter a garantia de fábrica do seu veículo. Além disso, quando feitas em concessionárias, há a certeza de que seu carro será revisado por profissionais homologados e que as peças utilizadas serão originais. Por isso, é importante ficar atento à quilometragem indicada pela fábrica para cada revisão. Outra dica é prestar atenção em promoções. A Fiat, por exemplo, oferece a primeira revisão com mão de obra grátis.

Check-up antes de viajar

Antes de colocar o pé na estrada, uma boa forma de evitar riscos e inconveniências é fazer um check-up. Esse cuidado é recomendado mesmo para quem segue a rotina de manutenção recomendada pela fábrica. Devem ser avaliadas a condição e a pressão dos pneus (inclusive o estepe). Também têm que ser checados fluidos, filtros, freios, suspensão, bateria, palhetas, lâmpadas e itens de emergência. Detalhe: é importante fazer essa checagem com antecedência para caso seja necessário um trabalho que demande mais tempo, como a substituição de uma peça.

Checagem de pneus

Mesmo que você não pretenda viajar, precisa incluir na rotina uma checagem periódica das condições e da pressão de todos os pneus (sem esquecer o estepe, mais uma vez). O surgimento de uma ou mais bolhas indica que a unidade deve ser substituída, pois a razão da irregularidade pode estar em algum dano estrutural. Já o desgaste irregular na banda de rodagem indica desalinhamento da suspensão ou uso de pressão inadequada no pneu.

Alinhamento da suspensão e balanceamento das rodas

A realização dos serviços é recomendada periodicamente para aumentar a vida útil dos pneus, em razão do desgaste irregular da banda de rodagem. Muitas vezes, precisam ser feitos depois de algum evento que possa ter desequilibrado o carro, como acertar um buraco ou a calçada. O motorista costuma perceber os principais sintomas de desalinhamento ou desbalanceamento quando está em alta velocidade e sente vibrações no volante ou tem a impressão de que o carro está puxando para um dos lados. Trepidação das rodas dianteiras, direção pesada, pneus cantando em curvas ou em manobras também indicam necessidade de alinhamento.

Troca de fluidos

Esse cuidado é indispensável para manter a garantia de fábrica do veículo e a vida útil do motor. Uma lubrificação deficiente pode gerar redução de desempenho e aumento do consumo de combustível ou, o que é muito pior, o diagnóstico de motor fundido, que chega a representar até metade do valor do automóvel na hora do conserto. Não vale a pena brincar com isso.

Programa de fidelidade

Para aproveitar ao máximo os serviços e as promoções oferecidas pelas concessionárias, vale a pena buscar programas de fidelidade que garantem bônus e facilidades extras.

FONTE: http://quatrorodas.abril.com.br/noticias/como-aproveitar-ao-maximo-os-servicos-nas-concessionarias/

Responder