Texto por 4 Rodas – Controle eletrônico deixa de funcionar quando a reduzida é acionada em alguns modelos; saiba porque.
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Triste realidade: não existe mais carro zero abaixo de R$ 35.000 no Brasil
Por que modelos com tração 4×4 desligam o ESP quando a reduzida é acionada? Porque nessas situações o controle de estabilidade (chamado de ESP ou ESC) pode mais atrapalhar do que ajudar.
A reduzida multiplica a força de todas as marchas do carro (ou usa uma primeira marcha curtíssima, como no Renegade), e é acionada com o veículo parado.
Nessas situações, é possível que os pneus estejam cobertos de lama e precisem girar em falso – o que seria inibido pelo controle de tração.
A alta velocidade das rodas faz com que a lama grudada entre os gomos seja expulsa por conta da força centrífuga, permitindo que o veículo retome a tração.
Passado o desafio em baixa velocidade, esses modelos reativam o ESP tão logo a reduzida seja desligada.
Fonte original do texto: 4 Rodas
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Dá para ligar um carro com partida por botão se a chave presencial estiver sem bateria?
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.