Volkswagen ID.Buzz: protótipo servirá de base para a versão definitiva que chegará dentro de dois anos.

Resumo

  • Volkswagen planeja lançar a van ID. Buzz, com linhas que lembram a Kombi de primeira geração
  • Com baterias de 60 ou 100 kWh, modelo terá versões de carga e passageiros
  • Modelo servirá de base para testes do sistema de direção autônoma

A Volkswagen pretende lançar o I.D. Buzz . Trata-se de uma grande van elétrica de alta tecnologia que a montadora chama de microbus. À primeira vista é bem parecida com a lendária Kombi, mas a semelhança é apenas em aspectos do seu design, segundo a VW.

De acordo com o website Electrek, “agora que está aproximando do início da produção do Volkswagen ID. Buzz alguns detalhes estão sendo vazados na Alemanha”. A montadora está planejando duas versões com sistemas elétricos de 60 kWh e 100 kWh respectivamente.

A versão básica de custo mais baixo deverá ter a bateria de 60 kWh, que garante autonomia de 300 quilômetros. Será um veículo destinado ao uso urbano de curta distância em grandes centros.

Por outro lado, o modelo maior de 100 kWh terá alcance de mais de 500 quilômetros, visando ser utilizado como um micro-ônibus adequado para viagens. A montadora também revelou que terá uma versão de carga que planeja vender por intermédio de sua divisão de veículos comerciais.

O preço esperado está entre 50.000 e 70.000 dólares dependendo da versão. “O ID. Buzz pode ser uma ótima solução para famílias e pessoas que desejam viver a vida de van”, diz a Volkswagen.

A montadora também planeja usar o ID. Buzz como uma plataforma para sua tecnologia de direção autônoma. Segundo fontes ligada a empresa, já começaram os testes na Alemanha deste sistema de condução que terá como base a van elétrica.

A Kombi deixou de ser fabricada aqui em 2013 mas ainda pode ser vista nas ruas

VW Kombi tem uma bela trajetória no setor automotivo. No Brasil, foi fabricada ininterruptamente de 1957 a 2013. Foi descontinuada porque o antigo projeto mostrou-se incompatível com as novas exigências da legislação. Ela é considerada a precursora das vans de passageiros e carga e é uma verdadeira lenda. Ainda hoje podem ser vistos alguns exemplares rodando nas grandes cidades brasileiras.

Pelo preço do futuro modelo, é duvidoso que sua história continue no nosso País. Mas, bem que valeria a pena ter por aqui o Volkswagen ID. Cross pela sua modernidade, tecnologia e principalmente por ser elétrica de última geração.

Este “post” foi publicado pela A&P WEB , responsável pela gestão deste projeto.