Você já percebeu que a seta do carro às vezes pisca mais rápido? Quer saber o motivo? Porque uma das luzes indicadoras está queimada. Antigamente, isso era consequência direta do esquema elétrico do carro.

Para fazer a lâmpada piscar era usado um relê, um interruptor eletromecânico que liga e desliga a passagem de eletricidade dentro de um período específico de tempo, fazendo o característico tic-tic-tic da seta. Só que esse componente é projetado para lidar com uma quantidade fixa de energia. Quando uma das luzes está queimada esse fluxo de eletricidade muda, o que faz com que o relê passe a ativar a lâmpada em uma frequência mais rápida.

QUANDO UMA DAS LUZES ESTÁ QUEIMADA ESSE FLUXO DE ELETRICIDADE MUDA, O QUE FAZ COM QUE O RELÊ PASSE A ATIVAR A LÂMPADA EM UMA FREQUÊNCIA MAIS RÁPIDA (FOTO: DIVULGAÇÃO)

Essa característica é tão útil — afinal, dá um alerta visual e sonoro ao motorista de que há uma luz queimada — que até mesmo nos modelos atuais, que não usam mais relês, a seta começa a piscar mais rápido quando uma das lâmpadas se queima, além de haver um aviso no painel sobre o problema.

Nesses mesmos veículos o som do antigo relê passou a ser reproduzido por pequenos alto-falantes, geralmente atrás do quadro de instrumentos.

Fonte original do texto: Revista Auto Esporte