Texto por AutoPapo – Saiba quais modelos deverão deixar o mercado brasileiro ou ganhar uma geração inteiramente nova ao longo deste ano.
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Em 2020, finalmente teremos ESP, mas não é para todos
O ano novo nem sempre traz boas perspectivas, inclusive para os automóveis. Em 2020, alguns carros bastante significativos darão adeus ao mercado: alguns serão substituídos por novas gerações, mas outros simplesmente vão sair de linha. Listamos todos eles, para você não fazer maus negócios nos próximos 12 meses. Confira:
Carros que vão sair de linha definitivamente em 2020
Ford Fusion
As perspectivas não são nada boas para o Fusion. A Ford já anunciou que este ano será o último para o modelo, produzido no México e, de lá, exportado tanto para os EUA quanto para o Brasil. Um substituto direto está descartado: a fabricante abandonará os segmentos de sedãs médios e grandes para focar nos SUVs.
A relação é direta: ao sair de linha no México, o Fusion, consequentemente, deixa de ser comercializado no Brasil. Por enquanto, ele segue disponível no site da Ford, mas os carros negociados pelas as concessionárias são 2019 / 2020. A possibilidade de a Ford importar mais lotes do modelo neste ano ainda é incerta.
Chevrolet Cobalt
Ao lançar o Onix Plus, a Chevrolet jurou de pés juntos que o Cobalt não iria sair de linha. Até o momento, ele realmente permanece no site da empresa e ainda existem carros disponíveis para venda. Porém, de acordo com informações do Autos Segredos, o sedã sequer é fabricado mais: as unidades atualmente negociadas são 2019 / 2020.
Quando os estoques acabarem, o fim do modelo será sacramentado. Já o irmão menor Joy Plus (ex-Prisma) terá uma sobrevida: deverá deixar o mercado somente em 2022.
Volkswagen Fox
Pode até ser que o Fox sobreviva a este ano e chegue a 2021. Mas tudo vai depender do desempenho comercial do hatch: se as vendas atingirem um nível muito baixo, a fabricação deixa de ser rentável e poderá ser encerrada antecipadamente.
Verdade seja dita, ele conseguiu terminar 2019 em 19º lugar geral, com relevantes 38.487 unidades comercializadas. Mas o problema é que os emplacamentos do Fox vêm apresentando quedas constantes. Houve diferença negativa, inclusive, entre os dois semestres do ano passado. Vale lembrar que a perua da gama, a SpaceFox, já foi descontinuada.
Hyundai ix35
É outro que pode até não sair de linha em 2020, mas tem futuro nebuloso. O SUV da Hyundai amarga participação cada vez menor no mercado: no ano passado, apenas 5.786 exemplares foram vendidos. Para piorar, o ix35 têm sofrido a concorrência interna do Creta, ligeiramente menor, porém mais moderno e com preços semelhantes.
O que faz o SUV permanecer em produção é o contrato da Hyundai com a Caoa. E esse é outro ponto delicado, pois a empresa sul-coreana já se recusou a renová-lo. O caso foi parar na justiça alemã: é analisado por um tribunal em Frankfurt. Atualmente, o ix35 é o único automóvel montado na fábrica operada pela empresa brasileira, em Anápolis (GO). Além dele, a unidade goiana fornece apenas os caminhões HR e HD.
Carros cujas atuais gerações vão sair de linha em 2020 (serão substituídas)
Renault Duster
O Duster será renovado de cabo a rabo em 2020. Aliás, quase, pois a plataforma será mantida. A carroceria e o interior, porém, foram totalmente reprojetados. A expectativa é que o lançamento ocorra ainda no primeiro trimestre.
Inicialmente, chegarão ao mercado as versões equipadas com motor 1.6 e câmbio automático CVT. Trata-se do mesmo conjunto mecânico que passou a equipar o modelo atual em 2017. No segundo semestre, ocorrerá a estreia das configurações com um inédito motor 1.3 turboflex com injeção direta.
Honda Fit
Apresentada mundialmente na última edição do Salão do Automóvel de Tóquio, a quarta geração do Fit deve chegar ao Brasil no segundo semestre. Apesar de ter sido completamente reformulado, o monovolume mantém o foco no aproveitamento de espaço e na praticidade do habitáculo.
Pela primeira vez, o Fit terá motor turbo. Trata-se de uma inédita unidade com três cilindros e injeção direta. Ele será associado a um câmbio automático CVT. Uma versão híbrida também é esperada.
Chevrolet Tracker
O Tracker é mais um dos carros cujos modelos atuais vão sair de linha, mas que em 2020 seguirão no mercado em novas gerações. Novo até na plataforma – sai a Gamma II, entra a GEM – o SUV vai estrear um motor 1.2 turboflex.
Enquanto a geração atual é importada do México, a nova será produzida no Brasil. Isso evidencia a importância que o modelo terá na linha Chevrolet, que espera aumentar sua participação no concorrido segmento de SUVs compactos.
Peugeot 208
Carro-chefe da Peugeot no Brasil, o 208 vai ganhar uma nova linhagem no Brasil. O modelo será igual ao europeu, que foi lançado no ano passado. As vendas devem começar no primeiro quadrimestre.
Enquanto a geração atual é fabricada em Porto Real (RJ), a nova será feita em El Palomar, na Argentina, e importado para o Brasil com os benefícios comerciais assegurados pelo Mercosul. O hatch é parte importante do plano da Peugeot de aumentar sua participação no mercado brasileiro nos próximos anos.
Fotos: Divulgação
Fonte original do texto: AutoPapo
Confira também no blog do Posto de Vistoria: 2020 é o ano para o brasileiro pechinchar mais do que nunca na hora de comprar um carro