Texto por AutoPapo – Conjunto de ações que visa garantir a segurança de motoristas, passageiros e pedestres é exigência para Carteira Nacional de Habilitação (CNH) desde 2005.
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Como funciona o ajuste automático de altura do farol?
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) instituiu, em 2005, que a formação de condutores deveria incluir o tema direção defensiva em sua carga horária. A razão para isso é que precisávamos (e ainda precisamos) tornar o trânsito mais seguro.
Além da obrigatoriedade da abordagem da direção defensiva nas autoescolas, a legislação traz a conscientização sobre direção segura em outros pontos. No artigo 338 do CTB, por exemplo, está descrito que as fabricantes devem entregar, junto a um veículo novo, um manual contendo normas de circulação, infrações, penalidades, direção defensiva, primeiros socorros e outros anexos do Código.
É caso também do parágrafo único do artigo 150, que descreve a seguinte determinação: “A empresa que utiliza condutores contratados para operar a sua frota de veículos é obrigada a fornecer curso de direção defensiva, primeiros socorros e outros conforme normatização do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”.
Mas, afinal, o que é direção defensiva?
Direção defensiva é, de acordo com o manual do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a melhor maneira de dirigir e se comportar no trânsito. É a possibilidade de um condutor reconhecer antecipadamente as situações de perigo, prever suas consequências e estar preparado para tomar decisões que protejam os ocupantes dos veículos e os demais usuários da via.
São práticas de direção defensiva – fundamentais para prevenir acidentes de trânsito no dia a dia – a manutenção periódica e preventiva de veículos, a postura correta do condutor, o uso correto dos retrovisores, a concentração do motorista, o aperfeiçoamento constante, o respeito à velocidade, a análise das condições da pista de rolamento e do tempo, reação em curvas, declives, cruzamentos e neblina, entre outras.
Curso de direção defensiva
De acordo com a Resolução nº 168 do Contran, de 14 de dezembro de 2004, devem ser abordados no curso de direção defensiva para veículos de duas ou mais rodas:
- Conceito de direção defensiva;
- Conduzindo em condições adversas;
- Conduzindo em situações de risco (cruzamentos e curvas, ultrapassagens, frenagem normal e de emergência, derrapagem e ondulações e buracos);
- Como evitar acidentes em veículos de duas ou mais rodas;
- Abordagem teórica da condução de motocicletas com passageiro e ou cargas;
- Cuidados com os demais usuários da via;
- Respeito mútuo entre condutores;
- Equipamentos de segurança do condutor motociclista;
- Estado físico e mental do condutor, conseqüências da ingestão e consumo de bebida alcoólica e substâncias psicoativas;
- Situações de risco.
Estão disponíveis, para condutores habilitados, cursos online de direção defensiva. Para escolher um de qualidade, certifique a idoneidade da instituição que o oferece.
Dicas de direção defensiva
Listamos, com base nas determinações do Departamento Nacional de Trânsito, algumas práticas de direção defensiva. É importante lembrar que não é preciso ter conhecimento técnico para evitar manobras perigosas ou respeitar a sinalização nas vias públicas.
Para que haja segurança no trânsito, é fundamental que todo condutor seja cuidadoso com outros motoristas, passageiros e pedestres.
Faça manutenção preventiva
A maior parte dos sistemas e componentes dos veículos se desgastam com o tempo. Para não prejudicar o funcionamento do automóvel, observe a durabilidade definida pela fabricante para os componentes e faça as revisões necessárias.
Preste atenção no funcionamento do veículo
Sempre confira o painel do carro. O nível de combustível está ok? E o do óleo? Tire um tempinho para conferir a água do limpador de para-brisa, os faróis e lanternas.
Mantenha uma boa postura ao dirigir
Para evitar o desgaste e situações perigosas, a direção defensiva prega que o condutor deve dirigir com os braços ligeiramente dobrados, o encosto de cabeça na altura correta, a coluna apoiada no banco e as mãos na posição 9h15.
Ainda são indicações utilizar calçados fixos nos pés e o cinto de segurança em qualquer situação.
Se você sabe o que está acontecendo a sua volta, consegue prever situações de perigo e encontrar saídas. Por isso, dê uma olhada no retrovisor com frequência.
Mantenha-se concentrado
Faz parte das premissas da direção defensiva prestar atenção na direção. Isso porque, para o motorista, cada fração de minuto conta. A 80 quilômetros por hora, por exemplo, um veículo percorre 22 metros em um único segundo.
Respeite as condições da via
Os condutores têm a obrigação de dirigir numa velocidade compatível com as condições da via, considerando tráfego, clima, obstáculos e aglomeração de pessoas.
Antes de fazer uma curva, desacelere. Procure percorrê-la movimentando o menos que puder o volante para evitar movimentos bruscos e oscilações na direção. Ao perceber declives, teste os freios e mantenha o câmbio engatado. Respeite a sinalização de ultrapassagens.
Qualquer estreitamento de pista aumenta o risco de acidentes. Por essa razão, a direção defensiva entende que o motorista deve reduzir a velocidade sempre que perceber uma sinalização que indique estreitamento.
Ondulações, buracos, elevações, inclinações ou alterações do tipo de piso podem desestabilizar um veículo e provocar a perda de controle. Ao perceber antecipadamente essas ocorrências, reduza a velocidade, usando os freios.
Observe as condições climáticas
Condições climáticas afetam a segurança no trânsito, por isso também são pauta do Manual de Direção Defensiva do Denatran. De acordo com o documento, é preciso ficar atento às adversidades relacionadas ao tempo.
Em caso de chuva, por exemplo, acione a luz baixa do farol, aumente a distância até o próximo veículo, reduza a velocidade e evite freadas buscas.
Para evitar aquaplanagem, mantenha o pneu em bom estado, reduza a velocidade e evite passar em poças e espelho d’água.
Pesquise sobre neblina, luminosidade e vento antes de fazer uma viagem.
Fonte original do texto: Senador quer liberar CNH para menores de 18 anos
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Será que dá certo usar um pano descartável para limpar o couro do carro?