Texto por Revista Auto EsporteAlgumas marcas oferecem modelos qualificados à isenção de impostos mesmo sem transmissão automática. Honda Fit, Chevrolet Onix e Hyundai HB20 estão entre as opções

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Algo pouco explorado no segmento de clientes PCD é a venda de carros com transmissão manual.

Essa caixa de marchas é bem mais em conta que as opções automáticas, o que reduz consideravelmente o preço dos veículos após os descontos. É possível, por exemplo, comprar um Hyundai HB20 por R$ 36 mil.

A saída de carros manuais para PCD é bem rara, informa Rodrigo Rosso, presidente da Associação Brasileira da Indústria, Comércio e Serviços da Tecnologia Assistiva (ABRIDEF). Em primeiro lugar, o que deve definir o tipo de carro primeiramente é o laudo obtido por um médico conveniado ao DETRAN, que já deixa explícito na solicitação a necessidade do carro ser automático ou não.

Para solicitar a isenção, não é preciso ser motorista do veículo, já que há casos de deficiências que impossibilitam a direção (como tetraplegia, problemas graves na coluna, tendinite crônica e deficiência visual).

“Quem solicita a carteira de PCD e não é condutor pode indicar até 3 pessoas e estas estão autorizadas a dirigir o veículo”, explica Karina Menezes, técnica especializada em vendas para PCD da Nissan. Em fiscalizações, caso o veículo não esteja sendo conduzido por um dos indicados, o beneficiário pode ser autuado e até mesmo perder o direito à isenção.

Outro ponto importante é que as isenções trambém valem se o condutor for um terceiro, “mas o documento sai em nome da pessoa que tem a deficiência”, explica Rodrigo.

Dependendo do laudo, é possível adquirir tanto o modelo automático quanto o manual, já que o condutor será outro, não necessariamente o consumidor PCD. Isso justifica a possibilidade de adquirir carros com a transmissão que o cliente preferir.

Na maioria dos casos, o automático vale mais

Apesar dessa possibilidade, Rosso recomenda a compra de modelos com câmbio automático. No caso de PCDs condutores, fica mais em conta para o bolso optar por esse tipo de transmissão do que adaptar um câmbio manual ao funcionamento semi-automático.

Ele ressalta que hoje menos de 5% dos carros vendidos são enviados para a adaptação. “Ao contrário do que se pensa, só o fato de ter direção assistida e câmbio automático já resolve para a maioria daqueles que se beneficiam das isenções”, diz.

Um levantamento da Abridef revela que, ano passado, mais de 264.000 automóveis foram emplacados para PCD. Esse número representa 10% de todos os carros vendidos em 2018.

Ou também a somatória de todos os Chevrolet Onix e Renault Sandero vendidos no mesmo período.

Veja abaixo alguns modelos para PCD que contemplam versões com câmbio manual. (Preços atualizados em JUNHO/2019 segundo as concessionárias)

Chevrolet

Onix 1.0 Joy MT – R$ 37.797
Preço regular: R$ 46.590

Prisma 1.0 Joy MT – R$ 40.555
Preço regular: R$ 49.990

Cobalt 1.4 LT MT – R$ 49.105
Preço regular: R$ 63.390

Spin 1.8 LS MT – R$ 52.470
Preço regular: R$ 68.790

Honda

DX MT – R$ 46.384
Preço regular: R$ 60.500

City DX MT – R$ 48.153
Preço regular: R$ 62.800

Chery

TIGGO 2 MT 1.5 – R$ 52.390
Preço regular: R$ 67.090,00

Hyundai

HB20 1.0 Unique – R$ 36.036
Preço regular: R$ 44.490

HB20 1.6 Comfort Plus – R$ 42.804
Preço regular: R$ 55.590

HB20S 1.0 Unique – R$ 39.681
Preço regular: R$ 48.990

HB20S 1.6 Comfort Plus – R$ 46.962
Preço regular: 60.990

HB20X 1.6 Style – R$ 49.272
Preço regular: R$ 63.990

Toyota

Etios Hatch X – R$ 40.094
Preço regular: R$ 51.390

Etios Hatch X Plus – R$ 45.400
Preço regular: R$ 58.190

Etios Sedan X – R$ 43.683
Preço regular: R$ 55.990

Etios Sedan X Plus – R$ 47.584
Preço regular: R$ 60.990

Yaris Hatch XL – R$ 51.688
Preço regular: R$ 66.190

Yaris Sedan XL – R$ 53.093
Preço regular: R$ 67.990

Fonte original do texto: Revista Auto Esporte

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