Texto por Carro Bonito – Ninguém quer imagina que vai passar por um acidente de carro no trânsito, mas infelizmente isso pode acontecer. Geralmente quando um acidente acontece, as pessoas envolvidas ficam nervosas e sem saber o que fazer.
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Governo estuda abrir concorrência para distribuição de combustíveis
Nesse artigo vou mostrar a forma correta de agir, e dessa forma se consegue resolver a situação mais facilmente. Já posso adiantar que manter a calma é primeira medida a ser tomada em qualquer acidente. Veja abaixo o que fazer se tiver em uma batida de carro no trânsito.
Primeira medida ser tomada
A primeira medida a ser feita é verificar se tem alguém ferido e ligar para o serviço do SAMU. O ideal é que a polícia seja chamada até o local também, principalmente se o acidente tiver grandes proporções e feridos. Nesse caso a polícia fará um B.O, que é uma medida formal de informação do acidente para ambas as partes envolvidas.
O condutor que está envolvido diretamente no acidente deve tomar alguma atitude?
Sim. A primeira medida a ser tomada pelo condutor é prestar todo auxílio a vítima. Caso ele não o faça, isso vai trazer consequências para ele e será vista como crime e está previsto no artigo 135 do código Penal Brasileiro, e mesmo que a situação da vítima seja grave ou fatal, o condutor deve prestar ajuda e ficar no local até a chegada do SAMU e da polícia.
Acidentes sem vítima como proceder
Quando o acidente não tem grandes proporções e não tem vítimas, a primeira coisa a ser feita é retirar esses carros na pista. Sem essa medida se cria um transtorno no trânsito e isso é considerado uma contraversão e pode ocasionar multa para os condutores dos carros envolvidos. Essa informação consta no artigo 178 do código do trânsito brasileiro. É importante também anotar a placa do veículo que causou o acidente e pedir o documento do motorista. Essas medidas resguardam quem teve algum prejuízo no acidente. Ter calma é necessário e ajuda a tentar resolver o problema de forma civilizada.
Como proceder em uma batida em que não se sabe quem foi o culpado?
Quando não se chega a um acordo de quem foi o responsável pelo acidente, o ideal é esperar a perícia no local. Nesse caso os envolvidos precisam contratar um serviço de perícia particular e esperar que o laudo mostre quem realmente causou o acidente. Esse laudo serve até para quem quer entrar com um processo judicial.
Sempre sinalize o local de um acidente de trânsito
Uma medida muito importante quando se acontece uma batida de carro, é usar o pisca-alerta ou o triângulo. Para posicionar o triângulo é necessário estar atento a algumas informações. É preciso lembrar que a distância mínima entre a sinalização e a batida é de 30 metros. Essa regra está na Resolução 36/98 do Contran. E para ter certeza que os veículos enxerguem de forma clara o local de acidente é sinalizar 1 metro a mais para cada km/h permitido na pista. É muito importante seguir essas normas, assim se mantém todos mais seguros e se resguarda em caso de uma outra batida na mesma pista.
É realmente necessário fazer o BO
Muitas pessoas que se envolvem em algum tipo de acidente sempre escolhem as opções mais práticas para tentar resolver o problema momentaneamente. Esse é um grande erro, pois caso o responsável pelo acidente não cumpra o que prometeu, a outra parte não pode reclamar. O BO funciona para resguardar todos os envolvidos, é um documento formal. Por mais que as vezes pareça exagero, ele é uma garantia que a vítima não saia lesada da situação.
Essas são medidas que tem que ser tomadas em uma batida de trânsito!
Fonte original do texto: Carro Bonito
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Projeto de lei quer barrar multa por faróis apagados em estradas