Texto por Notícias Automotivas – A embreagem é um item bem popular na manutenção dos veículos, sendo mais falada nos automóveis, onde a troca é mais frequente.
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Nesse caso, mais os carros manuais, embora alguns CVTs também exijam a substituição da embreagem. Conexão entre motor e câmbio, muitos ainda não sabem qual sua função. Então, para que serve a embreagem?
A embreagem é um dispositivo muito importante que fica instalado entre motor e câmbio, fazendo a ligação entre os dois.
Dependendo da marca e modelo do carro, o kit é até barato e fácil de trocar, especialmente nos carros Volkswagen com motor traseiro refrigerado a ar.
Outros, porém, exigem um trabalho muito maior e até mais complicado, como as picapes médias, por exemplo.
Trata-se de um componente do conjunto motor que tem décadas de existência e até hoje tem funcionamento simples, mesmo com as tecnologias mais atuais.
Para que serve a embreagem?
O motor a combustão do carro produz energia através da explosão da mistura ar-combustível, empurrando assim os pistões contar as bielas, que fazem a ligação dos mesmos com o virabrequim.
Essa árvore de manivelas transmite esse movimento para um volante de massa, preso na parte traseira do bloco, olhando a partir da engrenagem do comando de válvulas. Este volante é a saída da energia cinética produzida pelo propulsor.
Para que essa energia alcance a caixa de transmissão, que fará a desmultiplicação dessa rotação variável produzida pelo motor, existe um componente que faz a ligação entre estas duas peças, sendo ela chamada embreagem.
Basicamente, a embreagem transfere a força gerada pelo motor para o câmbio, interrompendo essa ligação durante as trocas de marcha, onde é acionada para desconexão das partes citadas.
O que é a embreagem?
A embreagem é um conjunto de peças que permite a conexão de duas partes que estejam girando em velocidades diferentes ou mesmo com uma delas parada.
Esse elo se dá através de fricção e para isso o kit é composto por itens que são fundamentais nesse processo.
Propriamente dita, a embreagem tem um kit composto por platô, disco e rolamento.
O platô é uma carcaça de aço com uma mola de formato membranoso e cuja parte interior é composta de uma superfície de contato lisa.
Suas extremidades possuem pontos de fixação de parafusos, que à prende ao volante de massa do motor.
Assim, o platô gira junto com o volante do motor e na rotação que o propulsor está trabalhando.
No centro do platô, passa o eixo-piloto, que é uma haste circular ligando o movimento do volante até a engrenagem primária da caixa de transmissão. Esse eixo é fixo no câmbio, mas a ponta dele não se acopla ao centro do volante do motor.
Disco
Embora o platô tenha uma função muito importante na embreagem, o disco de fricção é o que mantém as duas partes ligadas fisicamente. Sem ele, o movimento do motor para a caixa de mudanças não existiria.
A embreagem permite o acoplamento do câmbio ao motor e quando a marcha está engatada ou não, as duas partes trabalham juntas.
Porém, para mudar de marcha é preciso desligar o giro do motor e para acoplar a engrenagem correta em relação à velocidade do automóvel.
Rolamento
Quando se aciona a alavanca, uma engrenagem diferente precisa se ligar ao eixo principal do câmbio, mas esse movimento só é feito de forma sincronizada, suave e precisa com a desconexão do motor.
Então, a embreagem é acionada por meio de um pedal com cabo ou atuador hidráulico, movimentando um braço ou “garfo”, onde está preso o rolamento, terceiro componente do kit.
Ele permite que o garfo empurre as molas do platô num contato suave.
Quando esse braço empurra para frente o rolamento, fixado em volta do eixo-piloto, a membrana do platô exerce pressão e dobra as extremidades dentro da carcaça externa da embreagem, afastando a superfície lisa (placa de pressão) do disco, que assim fica parado enquanto o restante do conjunto gira com o motor, desligando o movimento dentro do câmbio, que permite o acoplamento de uma engrenagem de marcha sem atrito entre as partes.
O disco dentro do platô corta a ligação imediatamente quando desconectado, mas ao se reconectar, ele possui um conjunto de molas que reduzem o atrito entre as duas partes com velocidades diferentes, evitando assim patinar.
Quando está desgastado, o indicado é trocar todo o kit.
Fonte original do texto: Notícias Automotivas
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