Que razões levam à escolha por um posto de vistoria certificado?

Primeiramente vamos esclarecer que Empresas Credenciadas de Vistoria, ou ECVs como são chamadas popularmente, são empresas privadas, autorizadas pelo DETRAN a inspecionar um veículo.

“A pessoa jurídica credenciada pelos órgãos e entidades executivos de trânsito dos Estados e do Distrito Federal somente poderá operar o Programa de Inspeção Técnica Veicular após a concessão do acesso ao sistema eletrônico específico, cabendo ao órgão ou entidade responsável pelo credenciamento a fiscalização da conformidade dos serviços prestados.”

É o que diz, afinal, o artigo 5º, parágrafo 6, da Resolução nº 716, do CONTRAN. 

Segundo esta REGRA, todavia, somente um posto de vistoria certificado está autorizado a vistoriar um veículo, seguindo as mesmas normas e um padrão de avaliação determinado em legislação federal. 

Os profissionais que trabalham para uma ECV também são certificados e, para alcançar essa certificação são decerto mais qualificados também. 

Submeter um veículo a uma vistoria num posto certificado é, portanto, a garantia de estar recebendo um serviço de qualidade. 

Quanto custa uma vistoria veicular? 

Os serviços do DETRAN possuem regras diferentes para cada estado. Isso acontece igualmente com a vistoria veicular. 

Assim sendo, apesar de ser a melhor escolha, também pesa um pouco mais no bolso escolher uma empresa credenciada, pois, não havendo uma exigência de valor, cada empresa cobra suas próprias tarifas, tornando os preços muito diferentes entre si. 

Outrossim existe o serviço de vistoria em domicílio. Este serviço oferece, principalmente, muito mais comodidade para o proprietário, porém não existe em todas as ECVs e também encarece o valor final. 

Ferramentas úteis numa vistoria veicular

  • Boroscópio: auxilia a inspeção de locais com baixa luminosidade e de difícil acesso. Possui uma câmera capaz de captar imagens dentro de tubulações, canos e interiores de parede. 
  • Medidor de camadas: mede a espessura de uma camada sobre superfícies metálicas. 
  • Paquímetro: tem a função de medir as dimensões lineares internas, externas e a profundidade de uma peça, em geral, de tamanho pequeno. 
  • Trena: espécie de fita métrica.

Surpreendentemente, aproximadamente 250 itens de um veículo são averiguados num procedimento de vistoria veicular. 

Afinal, a segurança do condutor, carona e das pessoas que fazem parte do trânsito todos os dias, sejam pedestres ou outros condutores, está em jogo. 

Portanto na hora de fazer uma vistoria veicular, não se aventure em “fundos de quintal”. Certamente este é o famoso “barato que sai caro”.

Procure uma empresa credenciada. 

Este conteúdo foi produzido pela A&P Web.