Depois de vistoriado um carro tem mais valor?
Antes de mais nada vamos desvendar o que é ter um carro vistoriado e por que se faz a vistoria.
Existem vários motivos para um carros passar por uma vistoria, embora a vistoria de transferência seja uma das mais conhecidas por ter caráter obrigatório no Código de Trânsito Brasileiro, quando a titularidade de um carro passa a ser de outra pessoas ou se ela mudar de cidade.
Entretanto, além deste exemplo, existem a vistoria móvel e a vistoria prévia. A primeira é feita apenas em alguns casos, quando o veículo não está em seu município de registro e pesa mais de 10 toneladas ou foi apreendido e precisa ser liberado. Enquanto a vistoria prévia, é uma forma de avaliação de um carro por seguradora ou financeira, como garantia. E nesse caso, o carro vistoriado pode sim ter mais valor de venda.
Que itens costumam compor uma avaliação?
No geral, avalia-se, de fato, a documentação do veículo e do proprietário. Estado e conservação do automóvel e origens, todavia, também.
Além disso, são alvo de avaliação:
- itens obrigatórios, como faróis, por exemplo,
- itens de segurança,
- se o veículo sofreu algum tipo de alteração,
- numeração do motor e chassi.
Vantagens de vistoriar um carro
- Segurança: pneus gastos, por exemplo, numa vistoria é feita a identificação.
- Prevenção: quando o carro está em ordem, evitamos acidentes de trânsito.
- Tranquilidade: para quem dirige, para quem vai de carona, para as demais pessoas que participam do trânsito todos os dias.
- Venda: um carro vistoriado possui mais valor.
Por que um carro vistoriado tem mais valor?
Basicamente por ser reconhecido como seguro e portador de todas as suas funcionalidades, oficialmente.
Mesmo quando a vistoria não é obrigatória, ela é indicada como forma de garantia para o proprietário ou para um possível comprador.
Vistoria é um dos requisitos para uma boa venda, junto com a manutenção das características de fábrica, limpeza e documentação em dia, claro.
Gostou desse post? Compartilhe!