Volkswagen ID.Buzz: protótipo servirá de base para a versão definitiva que chegará dentro de dois anos.
Resumo
- Volkswagen planeja lançar a van ID. Buzz, com linhas que lembram a Kombi de primeira geração
- Com baterias de 60 ou 100 kWh, modelo terá versões de carga e passageiros
- Modelo servirá de base para testes do sistema de direção autônoma
A Volkswagen pretende lançar o I.D. Buzz . Trata-se de uma grande van elétrica de alta tecnologia que a montadora chama de microbus. À primeira vista é bem parecida com a lendária Kombi, mas a semelhança é apenas em aspectos do seu design, segundo a VW.
De acordo com o website Electrek, “agora que está aproximando do início da produção do Volkswagen ID. Buzz alguns detalhes estão sendo vazados na Alemanha”. A montadora está planejando duas versões com sistemas elétricos de 60 kWh e 100 kWh respectivamente.
A versão básica de custo mais baixo deverá ter a bateria de 60 kWh, que garante autonomia de 300 quilômetros. Será um veículo destinado ao uso urbano de curta distância em grandes centros.
Por outro lado, o modelo maior de 100 kWh terá alcance de mais de 500 quilômetros, visando ser utilizado como um micro-ônibus adequado para viagens. A montadora também revelou que terá uma versão de carga que planeja vender por intermédio de sua divisão de veículos comerciais.
O preço esperado está entre 50.000 e 70.000 dólares dependendo da versão. “O ID. Buzz pode ser uma ótima solução para famílias e pessoas que desejam viver a vida de van”, diz a Volkswagen.
A montadora também planeja usar o ID. Buzz como uma plataforma para sua tecnologia de direção autônoma. Segundo fontes ligada a empresa, já começaram os testes na Alemanha deste sistema de condução que terá como base a van elétrica.
A VW Kombi tem uma bela trajetória no setor automotivo. No Brasil, foi fabricada ininterruptamente de 1957 a 2013. Foi descontinuada porque o antigo projeto mostrou-se incompatível com as novas exigências da legislação. Ela é considerada a precursora das vans de passageiros e carga e é uma verdadeira lenda. Ainda hoje podem ser vistos alguns exemplares rodando nas grandes cidades brasileiras.
Pelo preço do futuro modelo, é duvidoso que sua história continue no nosso País. Mas, bem que valeria a pena ter por aqui o Volkswagen ID. Cross pela sua modernidade, tecnologia e principalmente por ser elétrica de última geração.
Este “post” foi publicado pela A&P WEB , responsável pela gestão deste projeto.