Revista Auto Esporte – Medida faz parte das ações da Semana da Mobilidade, que este ano tem como foco o tema “Somos Todos Pedestres”
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Mulheres ao volante: estatísticas indicam que elas dirigem melhor
O tempo de semáforo para pedestre vai aumentar em aproximadamente 20% em 12 vias da cidade de São Paulo. A medida anunciada pela Prefeitura nesta semana, integra as ações da Semana da Mobilidade, que este ano traz como mote o tema “Somos Todos Pedestres”.
O Programa Pedestre Seguro teve início no ano passado e contempla também a revitalização e ampliação da sinalização horizontal e vertical. A iniciativa visa ampliar as medidas de segurança para pedestres na cidade. Pudera, só de janeiro a agosto de 2018, o trânsito de São Paulo matou 560 pessoas, das quais 246 por atropelamentos.
Além das 12 travessias que foram contempladas com o aumento de temporização, outros 21 endereços em corredores da capital paulista já contam com a mudança. Nesta etapa do programa os alvos da ação foram a Estrada de Itapecerica, as avenidas Raimundo Pereira Magalhães, Senador Teotônio Vilela, Engenheiro Caetano Álvares, Sapopemba e Aricanduva, entre outras.
A retenção no fluxo de carros para que o pedestre atravesse em segurança varia de semáforo para semáforo. Na Avenida Corifeu de Azevedo Marques, zona oeste da cidade, por exemplo, o tempo de travessia para o pedestre passou de 18 segundos para 22 segundos. Um acréscimo aproximado de 22%. A informação é da Agência Brasil (EBC).
O médico Alberto Sabbag, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), entrevistado pela EBC, avalia que a priorização do pedestre é sempre o melhor caminho para adotar soluções no trânsito de grandes cidades.
“Fica sempre o dilema para gerenciar o fluxo. As pessoas querem que o trânsito ande rápido, mas, em todos os cruzamentos e regiões, existe o tráfego de pedestres que é maior que o tráfego de veículos, em número. São milhões de pedestres trafegando”, comparou.
Outra novidade é a implantação do Programa Via Segura, na Avenida Carlos Caldeira Filho, zona sul de São Paulo, prevista para entrar em vigor no dia 5 de novembro. A iniciativa é similar à que implementada na Avenida M’Boi Mirim, onde houve diminuição no número de mortes de 15 para 8 vítimas fatais entre julho de 2017 e julho de 2018.
A estratégia conta com o aumento do efetivo de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), instalação de novos radares de fiscalização, alterações viárias e de semáforos e instalação de faixas e banners com orientações para moradores.
Sabbag aponta também que é necessário investir em educação. “Muitas vezes um motorista dá preferência para o pedestre e o carro que está atrás fica buzinando, como se ele fosse culpado da pressa que ele tem. São ações educacionais para todos. Para o motorista, para o motociclista, para o ciclista e para o pedestre. O alerta não é só para o motorista. Os pedestres também andam abusando do uso do celular.”, acrescentou.
Semana da mobilidade
A Semana da Mobilidade 2018 é aconteceu entre os dias 18 e 25 de setembro em todo o Brasil. O objetivo principal era conscientizar o cidadão sobre a responsabilidade no trânsito. A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, com apoio da Prefeitura, da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e do Departamento Operação do Sistema Viário (DSV) promove o evento na capital paulista.
Este ano o evento teve como enfoque a mensagem “Somos todos Pedestres”. Durante a ação, os organizadores convidaram todos a refletir sobre os deslocamentos diários. E, a partir daí, sugerindo que as pessoas experimentem novas maneiras de se locomover, compartilhando modais de transporte e praticando a integração entre eles.
Fonte original do texto: Revista Auto Esporte – https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2018/09/tempo-de-semaforo-para-pedestres-aumenta-em-12-vias-de-sao-paulo.html
Confira também no blog do Posto de Vistoria: O que fazer quando se envolver em diferentes tipos de colisão
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.