Aquela velha dúvida se é necessário esquentar o carro antes de rodar com ele, vez ou outra, deixam alguns ouvintes com a pulga atrás da orelha. Antes de sair com o automóvel é preciso esquentar o motor? Nas manhãs frias ou quentes, há alguma diferença nesse procedimento?

Qual a diferença de deixar o motor esquentando de manhã nos dias mais frios ou nos dias mais quentes? E a resposta é que ele não precisa de deixar o motor esquentar nem nas manhãs mais frias, nem nas mais quentes. Na verdade, aquela história de deixar três, quatro ou cinco minutos o motor funcionando em marcha lenta já era, porque hoje, com a central eletrônica, já há meios de se detectar qual é a temperatura ambiente e o próprio motor se prepara para a manhã mais fria ou mais quente, modificando a mistura ar/combustível, de acordo com as necessidades.

Ao ligar o motor de manhã, basta esperar uns 30 segundos, até a chegada do óleo de lubrificação nas partes superiores e evitar de pisar fundo no acelerador, até que a temperatura da água já esteja próxima daquela ideal de funcionamento. Qualquer coisa além disso é perda de tempo e dinheiro.

Fonte original do texto: https://autopapo.com.br/blog-do-boris/preciso-esquentar-motor-antes-de-sair/

Confira também: Carro com transmissão automática ou automatizada pega no tranco?

Responder