Comprar componentes em sites internacionais é mais em conta do que adquirir na concessionária. Saiba como fazer sem correr riscos
E-commerce é uma modalidade de vendas consolidada em diversos setores. A gente se sente confortável para comprar Blu-Ray (alguém ainda compra isso?), livros ou roupas pela internet. Mas, peças para carro, ainda há receio dos compradores.
Sorte dos fabricantes, que comumente ganham muito dinheiro com a venda de itens que chegam a custar quase o dobro no Brasil em relação ao praticado em outros países.
Para comprovar a disparidade de cifras entre concessionárias no Brasil e sites internacionais, como eBay e Amazon, selecionamos carros de diferentes categorias que são encontrados com as mesmas especificações em outros países: Honda Civic Touring, Chevrolet Camaro SS e BMW M5 (confira a tabela abaixo).
O jogo de pastilhas de freio para o Civic, por exemplo, é vendido por R$ 714 nas autorizadas do país. No site hondapartsnow.com, é possível importá-las por R$ 483, já com frete, impostos e taxa do correio.
Já o farol do Camaro custa R$ 21.779 nas concessionárias GM. A mesma peça no site eBay sai por R$ 3.925,90 – 82% mais em conta.
“É por isso que importo quase todas as peças que preciso há mais de dez anos”, diz Jackson Ferraz, dono da JK Auto Mecânica, em São Paulo.
Segundo o mecânico, se juntasse tudo que já trouxe para o país, daria para montar um carro. “Compro pela internet peças para diversas marcas, como Porsche, BMW, Maserati, Chevrolet, Ford e Audi. Até o motor do Mustang atual eu importei. Mesmo com impostos e frete, ainda é muito mais vantajoso do que comprar aqui.”
Vale destacar que é possível importar qualquer componente automotivo pela internet, exceto pneus, baterias, fluidos e tintas, devido à necessidade de homologação pelos órgãos reguladores e ambientais.
Se você já comprou algo em sites como Mercado Livre e OLX, que também comercializam peças para carros, não terá problemas ao adquirir itens em páginas internacionais.
“Os cuidados são bem parecidos, como o de conferir o histórico e qualificação do vendedor, os comentários deixados por quem já comprou, se é uma empresa terceirizada”, explica Ferraz.
Mas, por ser uma compra estrangeira, é preciso ficar atento a alguns detalhes. “Cheque se o vendedor despacha para o Brasil, consulte o valor do frete e confira a incidência de impostos. Não são todos os sites que calculam o tributo automaticamente.”
Outro detalhe para ficar atento é o código da peça. Muitas marcas disponibilizam mais de um número de peça para o mesmo veículo. É possível descobri-lo nas concessionárias, usando o chassi do carro, ou na internet.
“Encontrar um site que tenha os códigos de peça de um determinado carro é simples. Basta fazer uma pesquisa no Google com o nome da marca e as palavras ‘part number’”, orienta o mecânico.
ONDE COMPRAR
Além dos clássicos eBay e Amazon, listamos outros sites confiáveis para a importação de peças:
Pelican Parts: especializado em peças de Audi, BMW, Mercedes, Mini, Porsche, Saab, Volks e Volvo
Summit Racing: destinado a modelos esportivos
HondaPartsNow.com: comercializa peças para todos os modelos que a japonesa comercializa no Brasil
eBay agora no Brasil
Famoso nos Eua, o site de compras eBay passará a atuar no Brasil com a divisão de automóveis. A estreia do eBay Motors ocorrerá até o fim do ano. “A indústria de autopeças no Brasil representa quase US$ 40 bilhões, com 4,7 milhões de veículos registrados este ano. Por isso, essa categoria é extremamente importante para o eBay”, diz o chefe de marketing do eBay na América Latina, Jason Harvey.
CUIDADOS BÁSICOS
- PESQUISA: como se vê acima, nem sempre a peça importada é mais barata. Por isso, pesquise bem no Brasil e cuidado para não esquecer nenhum tipo de cobrança, caso o site não indique automaticamente todos os custos de tributo.
- CÁLCULO: ao pesquisar por “calculadora de impostos de importação” no Google, vão surgir diversos sites que fazem toda a matemática automaticamente – basta indicar o valor do produto e o custo do frete.
- TETO MÁXIMO: o limite de importação para pessoa física pelo correio é de US$ 3.000, já incluindo peça, frete, impostos e taxas.
- URGÊNCIA: a opção por empresas de remessa expressa, como DHL e FedEx, é uma boa estratégia para quem tem urgência em receber a compra. Mas esteja preparado para arcar com taxas maiores de frete.
- TAMANHO: atenção ao limite de dimensão dos pacotes importados. Dependendo do tamanho, o item comprado não vem pelo correio, só por empresas transportadoras.
Lá fora é um barato
Apesar de ser comum encontrar peças que custam menos da metade do que nas autorizadas, alguns componentes podem ser mais baratos no Brasil. Por isso, pesquisar é fundamental antes de fechar negócio, pois a brincadeira pode acabar custando mais.
Honda Civic Touring | Concessionária | Site internacional* | Diferença em % |
Farol direito | R$ 2.819 | R$ 3.105,36 | 10% |
Amortecedor (jogo diant./tras.) | R$ 2.199 | R$ 2.515,17 | 14% |
Pastilha de freio (par diant./tras.) | R$ 714 | R$ 438,05 | -32% |
Módulo do ABS | R$ 6.325 | R$ 2.961,40 | -53% |
Sonda Lambda | R$ 2.732 | R$ 914,34 | -67% |
Chevrolet Camaro SS | Concessionária | Site internacional* | Diferença em % |
Farol direito | R$ 21.779,42 | R$ 3.925,90 | -82% |
Amortecedor (jogo diant./tras.) | R$ 9.801,06 | R$ 2.507,61 | -72% |
Pastilha de freio (par diant./tras.) | R$ 5.451,52 | R$ 1.004,12 | -82% |
Módulo do ABS | R$ 2.551,72 | R$ 711,48 | -72% |
Sonda Lambda | R$ 4.354,80 | R$ 1.005,69 | -77% |
BMW M5 | Concessionária | Site internacional* | Diferença em % |
Farol direito | R$ 11.704,78 | R$ 7.763,89 | -34% |
Amortecedor (jogo diant./tras.) | R$ 14.240,70 | R$ 10.307,05 | -28% |
Pastilha de freio (par diant./tras.) | R$ 7.942,14 | R$ 1.386,66 | -83% |
Módulo do ABS | R$ 6.455,99 | R$ 9.219,35 | 43% |
Sonda Lambda | R$ 1.950,40 | R$ 2.527,33 | 30% |
* Valores já acrescidos de impostos, frete e taxa de correio. Cotação do dólar usada: R$ 3,15
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