A vistoria veicular é o termo usado para a avaliação realizada em veículos, verificando suas condições de conservação e manutenção, impedindo que veículos fora das especificações dos fabricantes ou sem condições de uso sejam legalizados. De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, a vistoria do carro é executada na esfera estadual e segue alguns critérios uniformes em todo o país. Os termos mais utilizados são Vistoria Veicular e Inspeção Veicular. Estes se distinguem pelas seguintes características:

  • VISTORIA: onde um profissional com experiência e treinamento avalia itens visualmente, sem a utilização de equipamentos de teste mais avançados. No caso, vistoria-se também os documentos, histórico do veículo, conferência de gravações de chassi, motor, carroceria e outros, além dos itens externos e visíveis. Ela é obrigatória para a transferência e regularização do veículo, além de licenciamento para carros com mais de 5 anos de fabricação.
  • INSPEÇÃO: onde um técnico habilitado (com registro profissional no CREA, no caso do Brasil) avalia as condições do veículo, manuseando os equipamentos do veículo e utilizando máquinas específicas para teste, a fim de verificar seu funcionamento correto ou não. É necessário quando o dono do carro faz alguma alteração de característica do carro como mudança de roda, mudança de motor, implantação do GNV, tendo a fiscalização feita pelo INMETRO.

 

Fonte: https://www.ibratan.com.br/vistoria-veicular/como-funciona-e-qual-importancia-da-vistoria-veicular/

Responder