Texto por AutoPapo – ‘Apesar da isenção de impostos para PcD (pessoas com deficiência) ser um excelente benefício, não dá para dizer que fica barato comprar um carro 0 km’
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Itens de segurança saem da lista de produtos controlados pelo Exército
Apesar da isenção de impostos para PcD (pessoas com deficiência) ser um excelente benefício, não dá para dizer que fica barato comprar um carro zero-quilômetro nestas condições. Sem contar que os veículos mais baratos do Brasil com isenção são todos compactos ou subcompactos e bem pelados, sem itens de conforto, porta-malas amplo ou bom espaço interno.
Portanto, para não passar aperto, principalmente quando se tem uma deficiência e precisa de algum acessório à mobilidade como uma cadeira de rodas, que demanda um verdadeiro exercício para colocar em porta malas pequenos, pode ser interessante partir para um modelo seminovo, que ofereça bom porta-malas, conforto e itens importantes para deficientes, como piloto automático, câmera de ré e bancos de couro.
Vou focar esta lista em carros automáticos, que são os mais indicados para quem tem limitação de movimentos e precisa utilizar adaptação para dirigir.
Com a popularização do câmbio automático, o mercado de usados com este tipo de câmbio aumentou bastante, tornando-se mais fácil encontrar bons modelos à venda. Não só o custo será bem menor, como o seguro também, e ainda ficará isento do IPVA devido à deficiência.
Porém, comprar um carro seminovo exige um certo cuidado. Não dá para comprar um carro muito rodado, muito menos que tenha passado na mão de muitos donos, e tem que ter cautela quanto à procedência.
É preciso considerar também facilidade para encontrar peças e o valor de uma cesta de peças, como pastilhas de freio, bomba d’água e outros itens passíveis de dar defeito pelo desgaste natural.
Além disso tudo, desvalorização também deve entrar na conta, pois, por mais que se pague relativamente barato, não dá para perder muito na revenda.
Vamos às sugestões!
Chevrolet Spin LT 2013 – R$ 35.265
Já é possível encontrar um dos maiores porta malas do mercado com câmbio automático por menos de R$ 30 mil. Fazendo uma pesquisa rápida encontra-se modelos LT ano 2013 com motor 1.8 e câmbio automático de seis velocidades abaixo deste valor.
Ela vem com direção hidráulica, piloto automático, roda de liga, e se der sorte, encontra até com mídia.
O volante multifuncional é o mais indicado para quem usa adaptação do lado esquerdo, por concentrar os comandos de telefone e mídia do lado direito. O acabamento é muito simples, o motor é fraco, com apenas 108 cv, mas o entre eixos de 2,62 m é razoável, e o grande destaque é o porta malas com 710 litros, que cabe cadeira de rodas, cadeira de banho e bastante bagagem. Indicada para pessoas que, além de usarem cadeira, têm filhos.
Toyota Fielder XEi 1.8 AT 2008 – R$ 28.117
Antes do surgimento dos SUVs, as peruas eram os carros mais indicados para quem usa cadeira de rodas. E a Fielder era a mais desejada. Ela tem um grande porta malas com 411 litros, que cabe vários modelos de cadeira de rodas montada, vem com rodas de liga, faróis de neblina, freios a disco nas quatro rodas, ar condicionado, encosto de braço, bancos em tecido (com sorte encontra-se em couro, opcional nessa versão), som com CD Player e direção hidráulica.
O motor é confiável, tem 136 cv e comando de válvulas duplo no cabeçote. O consumo é bom, faz 10 km/l na cidade na gasolina. O espaço interno é razoável, o entre eixos tem 2,60 m.
crítica fica para o câmbio de quatro velocidades, que deixa a desejar em algumas situações, e por não oferecer apoio de cabeça para todos os ocupantes – quem vai no meio atrás fica sem.
Renault Mégane Grand Tour Dynamique 2.0 AT 2010 – R$ 27.055
Outra perua cujo ponto forte para quem usa cadeira de rodas é o porta malas enorme, de 520 litros. Além do porta malas, ela faz bonito também no espaço interno, com 2,68 m de entre eixos.
A Mégane Gran Tour é bem servida pelo motor 2.0 de 138 cv, mas sofre com o mesmo ponto fraco do Corolla, o câmbio automático de quatro velocidades.
O pacote de itens de série é bem completo e inclui direção com assistência elétrica, rodas de liga, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático, som com CD/MP3, ar condicionado digital, sensor crepuscular, farol de neblina e computador de bordo.
Se não se importar com um pouco menos de potência, pode optar pela versão com motor 1.6 de 115 cv, e pegar um carro três anos mais novo pelo mesmo valor.
VW Jetta Variant 2.5 AT 2008 – R$ 30.973
Quem acha que potência pouca é bobagem pode optar pela perua do Volkswagen Jetta com motor 2.5 que gera 170 cv. Tem a mesma vantagem de bom porta malas das peruas acima, com 505 litros, mas perde um pouco no espaço interno com entre eixos de apenas 2,57 m, o que não chega a ser um número ruim.
O grande destaque fica pelo motor de cinco cilindros que leva os quase 1.500 kg do Jetta Variant com tranquilidade.
E o pacote de itens de série também impressiona com controle de tração e estabilidade, faróis de neblina, piloto automático, volante multifuncional, som com CD/MP3 e bluetooth, sensor de estacionamento, rodas de liga, oito airbags e até porta luvas refrigerado!
O ponto negativo fica pelo consumo, pouco mais de 7 km/l na cidade na gasolina, mas como diz o ditado, cavalo anda, cavalo bebe.
Toyota Corolla XEI 1.8 AT 2008 – R$ 30.610
Saindo um pouco das peruas, a dica é optar pelos sedãs médios. O primeiro da lista é o sedã mais vendido do mundo e que, muitas vezes, também liderou no Brasil.
Além dos bons predicados de espaço interno e itens de série da Fielder, o Corolla 2008 tem também um bom porta malas, com 437 litros. Não vai caber uma cadeira montada, mas retirando-se as rodas das monoblocos ainda haverá um bom espaço para bagagens.
A lista de itens também é similar à da Fielder por se tratar da mesma versão, portanto vem com roda de liga, direção hidráulica, freio a disco nas quatro rodas, entre outros itens. E o motor também é o mesmo, confiável e suficiente para levar o carro.
A crítica também é a mesma, câmbio ineficiente e falta do apoio de cabeça central traseiro.
Honda Civic LXS 1.8 AT 2007 – R$ 30.797
O rival direto do Corolla não pode faltar nessa lista de carros usados. O Civic 2007 também conta com bom espaço interno, tem entre eixos de 2,70 m, 10 cm a mais que o rival, mas no porta-malas perde feio: são 340 litros são quase cem a menos. Ainda assim, suficiente para levar uma cadeira de rodas desmontada, porém o espaço para bagagem fica reduzido.
Ganha também no câmbio, que é automático de cinco velocidades, e o pacote de itens de série é similar, inclui rodas de liga, ar condicionado, freio a disco nas quatro rodas, direção hidráulica, som com CD, e também é comum encontrar bancos revestidos em couro. O motor é um pouco mais forte e rende 140cv, mas com a força vem um consumo mais elevado, de 8,5 km/l na cidade na gasolina.
Na minha opinião, o design é outro ponto forte, assim como a modernidade do painel de instrumentos em duas camadas. Na tabela Fipe ultrapassa os R$ 30 mil, mas na prática encontra-se essa versão abaixo deste valor.
Honda Fit EX 1.5 AT 2009 – R$ 31.510
Ele já foi o queridinho dos cadeirantes, graças ao bom porta-malas e à modularidade dos bancos traseiros, que permitem dezenas de configurações que facilitam levar uma cadeira de rodas. Dependendo do tamanho da cadeira, cabe até sem desmontar no porta-malas, que tem 384 litros.
O motor 1.5 gera até 116 cv e leva relativamente bem seus pouco mais de 1.100 kg. Por ser monovolume tem bom espaço interno apesar de entre eixos de apenas 2,50 m. Entre os itens de série, destaque para o piloto automático, freios a disco nas quatro rodas e direção elétrica.
Fiat Palio Weekend Adventure Locker 1.8 Dualogic 2010 – R$ 28.282
Mais uma perua que tem no espaço do porta malas de 460 litros seu maior atrativo. Outro ponto positivo da perua Fiat é a altura do solo e o sistema Locker, que bloqueia o diferencial, possibilitando até encarar uma estrada de terra com pouca aderência. Rodas de liga, direção hidráulica, faróis de neblina, som com bluetooth e pneus mistos fazem parte do pacote. O ponto negativo fica pelo câmbio automatizado, que não tem manutenção tão barata quanto prometido e desvaloriza mais o carro na revenda.
Bravo Essence 1.8 Dualogic 2012 – R$ 28.653
Além de peruas, sedãs e monovolumes, uma categoria que chama a atenção de quem precisa de bom volume de porta malas é a dos hatches médios. Sumidos do mercado de zero-quilômetro, há bons modelos disponíveis no mercado de usados por preços bem atraentes.
Com 400 litros de volume no porta malas, mais do que muito SUV compacto que tem por aí, o Bravo Essence Dualogic oferece também um pacote de itens de série razoável com rodas de liga, som com bluetooth, volante multifuncional, piloto automático e direção elétrica.
O ponto fraco é o mesmo da Adventure, o câmbio automatizado.
Renault Fluence Dynamique 2.0 AT 2011 – R$ 31.962
Mais um sedã médio que tem bons atributos para cadeirantes. O Fluence se destaca pelo motor 2.0 de 143 cv, pela direção elétrica, pelo entre-eixos de 2,70m, pelo porta malas de 530 litros e pelo câmbio CVT.
Traz ainda rodas de liga, faróis de neblina, freios a disco nas quatro rodas, piloto automático e volante multifuncional. Apesar do motor forte, tem bons números de consumo, registrando 9,1 km/l na cidade na gasolina.
A desvantagem fica pela desvalorização, tradicionalmente maior em carros de marca francesa.
Fotos Divulgação
Fonte original do texto: AutoPapo
Confira também no blog do Posto de Vistoria: Venda de veículos cresce 7.2% no acumulado até novembro